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Como fazer a precificação no Design Gráfico?

A precificação no design gráfico é uma das maiores primeiras preocupações entre os designers. Para se chegar aos valores praticados no mercado de design gráfico é necessário passar por algumas etapas de organização como será mostrado mais adiante.

Quanto cobrar pela minha arte?

A primeira etapa para se chegar a precificação no design gráfico é organizar seu fluxo de trabalho. Definir bem as etapas que compõe o seu fluxo vão lhe ajudar a definir exatamente quanto tempo e o tipo de trabalho que terá ao desenvolver um projeto.

Para fazer isso você precisa determinar os passos necessários para reunir informações para o projetoorganizá-las e, finalmente, executá-las. Um exemplo de como se organizar é mencionado no post Como criar um logotipo #3 – Avaliando o briefing e criando orçamento.

Passo a passo para a precificação no design gráfico: 

1. Determinar o tempo necessário para reunir as informações do projetos e também
os custos que isto pode lhe trazer;

Reuniões, sejam pessoalmente ou por Skype, Facebook, e-mail, enfim, o tempo gasto para que o projeto comece efetivamente.

2. Determinar o tempo de pesquisa e desenvolvimento da ideia;

Pesquisas na internet, pesquisas por material, tipos de papel, definir a ideia e como executá-la.

3. Determinar o tempo necessário para a execução do projeto;

Desde o rascunho até a arte-final, todo o tempo dispensado em um projeto deve ser levado em consideração, o seu cliente recebe os rascunhos (ideia), se estiver tudo certo você executa, se não estiver tudo certo terá de pensar em uma nova ideia, ou melhorar a primeira, isto deve ser previsto e levado em consideração sempre, mesmo que um job seja aprovado de primeira.

4. Determinar o tempo necessário pós execução do projeto

Esta etapa é mais delicada pois você precisa muitas vezes prestar certa consultoria ao seu cliente. O mais comum é que depois que você termine um projeto, entregue todos os arquivos necessários
para o cliente e ele o leve para impressão, ou imprima com você encerrando assim a sua responsabilidade. Porém, caso necessário, o cliente pode precisar de um apoio para executar a impressão do projeto, ou de mais informações para a produção de determinado serviço. Encontre uma média, geralmente acrescentando um certo limite de tempo após a produção do mesmo.

Pode não ser muito fácil determinar o tempo certo para cada etapa do seu projeto, isto infelizmente não pode ser solucionado com uma fórmula pronta, você terá realmente de praticar e adquirir
experiência em alguns trabalhos iniciais até se sentir seguro em elaborar os orçamentos mais eficientemente.

 

Determinando o custo para precificar

Depois de determinar o tempo gasto com o processo de trabalho fica muito mais fácil definir chegar a precificação no design. O próximo passo agora é reunir informações para a elaboração do preço e
custo de todo o processo.

Como vender meus serviços de design gráfico

Isto já foi abordado no artigo que mencionei logo ali acima, então vou só copiar e colar aqui abaixo para você conhecer melhor o processo.

1. Qual o custo de sua hora de trabalho, baseada na média do mercado local?

O custo da hora de um freelancer é muito diferente do custo da hora de um profissional assalariado, na maioria dos casos.

2. Quanto custa um projeto semelhante feito pelo concorrente?

Aqui é importante avaliar o tipo de concorrência, sempre deve ser profissional e de preferência freelancer, nada de comparar o seu preço com o do sobrinho do vizinho ou ao de uma agência que trabalha com equipes inteiras de funcionários e tem custos muito maiores de
produção.

3. Qual o tipo de cliente?

Uma empresa com maior poder aquisitivo pode exigir mais e pagar mais. Uma pequena empresa ou um cliente convencional, pessoa física? É importante prever horas mais caras ou mais baratas para cada um destes clientes, você sairá ganhando, pois cobrará justamente o que o perfil do cliente permite pagar.

Como isso vai ser calculado?

Conseguindo um valor médio para sua hora de trabalho, conhecendo o valor que um projeto semelhante pode ter e conhecendo o perfil do seu cliente, será muito mais fácil chegar a um valor
satisfatório para você, para seu cliente e que será competitivo dentro dos padrões do mercado local. Estes valores consideram todos os gastos que você terá com equipamentos, energia, internet, softwares e, claro, o seu lucro.

Chegamos a precificação no Design!

Vamos avaliar o processo de criação de um projeto e ver na prática como seria a elaboração do orçamento do mesmo, assim você terá uma ideia clara de como criar seus próprios orçamentos em seus futuros projetos.

Como disse, pode ser difícil determinar o tempo médio para execução de cada etapa do projeto, então o que vou mencionar aqui tem relação com tempo que eu levaria para executá-lo, este tempo pode ser
diferente para você, dependendo de sua forma e fluxo de trabalho.

Vamos usar como exemplo a produção de um outdoor publicitário comum, com o uso de uma imagem e textos, e orçar ao custo de hora de R$ 40,00. Sendo assim, cada minuto trabalhado neste processo
custaria R$ 0,66 (sessenta e seis centavos).

Até agora temos:

  • 1 hora de trabalho = R$ 40,00
  • 1 minuto de trabalho = R$ 0,66

Etapas para a precificação no Design:

Primeira etapa  – Reuniões

Esta etapa eu dificilmente levo em consideração pois a maioria de meus clientes me envia tudo
por e-mail, então o briefing do projeto já vem prontinho apenas para eu avaliar e executar, caso eu tenha
dúvidas, eu ligo ou mando um e-mail de volta, sendo assim, vamos contabilizar o equivalente a 5 minutos de trabalho.

Primeira etapa: 5min x R$ 0,66 = R$ 3,30

Segunda etapa – Pesquisa

Esta é uma das mais demoradas antes da execução do projeto, pode variar muito dependendo das informações que estou procurando, mas para este tipo de projeto, é muito mais fácil encontrar boas
referências e até pensar em uma ideia legal. Vamos contabilizar o equivalente a 30 minutos de pesquisa. 

Segunda etapa: 30min x R$ 0,66 = R$ 19,80

Terceira etapa – Execução do projeto

Esta é a etapa mais demorada de todo o processo, de forma resumida consiste em reunir as informações da pesquisa e pô-las em prática. Nesta etapa você também precisará reunir os arquivos
necessários para a produção do projeto, neste caso, a imagem que será usada no mesmo.

Somando o tempo de pesquisa de imagem, a edição da mesma, e o desenvolvimento da proposta vamos ter o total de 1hora, sem mencionar que o custo para a compra da imagem deve ser incluído
separadamente.

Terceira etapa: 60min = R$ 40,00

Compra de imagem = R$ 22,00 (custo médio de imagem do pacote básico do Shutterstock) Desta forma, o valor do nosso orçamento é de R$ 85,10.

Vamos supor que o meu cliente aprove tudo na primeira proposta, então terei de finalizar o projeto e enviá-lo para o cliente ou para o bureau de impressão. Acrescento mais 30 minutos para a
finalização = 30min x R$ 0,66 = R$ 19,80. Ao final posso acrescentar mais algum tempo para suporte e consultoria, que pode ser de uma hora.

O valor final do projeto será de R$ 144,90

É muito importante deixar claro que a precificação no design foi desenvolvida de maneira muito
resumida, e levando em consideração um projeto realmente simples. Em projetos de outdoor publicitários é comum a criação de peças exclusivas, com fusões de imagem (montagens), produção fotográfica e um processo muito mais longo e caro. 
Portanto, vale frisar que estes valores são para serviços freelancer, executados seguindo as etapas mais básicas de desenvolvimento, processo este muito comum no mercado informal e por profissionais que ainda estão começando a desenvolverem os seus trabalhos. Na indústria publicitária, produzir uma peça deste tipo geralmente está ligado a uma campanha muito maior e, portanto, este modelo de orçamento não se aplicaria ao seguimento.

O valor de todos os recursos necessários para a produção do projeto deve ser incluído no orçamento, isto inclui a compra de imagens, fontes, vetores, faixas de áudio e vídeo, modelos 3D e qualquer outro recurso usado na produção. Outro ponto importante é considerar o custo de sua hora trabalhada, ela pode varia muito de região para região, então o valor apresentado aqui não é uma regra, é apenas um exemplo.

Com este método realmente simples, você poderá a partir de agora desenvolver seus próprios orçamentos. Eu sei que muitas dúvidas podem surgir quando você estiver criando seus primeiros
orçamentos, porém você precisa realmente adquirir experiência e levar em consideração que este modelo de negócio é para profissionais que foram qualificados e que investiram e sua capacitação para o exercício de sua profissão.

Fonte: Clube do Design

Este post tem 7 comentários

  1. Monique

    Estou dando um exemplo. Mas, depende muito da região e experiência de quem está executando.

  2. Luciano Boiteux

    Esse valor, R$ 40,00 a hora, é fictício, apenas um exemplo, certo? Ou você cobra de verdade?

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