O que é design thinking? Essa pergunta será respondida ao longo dessa matéria. Consequentemente, você ira entender as principais funções dessa modalidade de design. Além disso, você poderá conhecer a aplicação dessa modalidade de design, assim como as empresas que já utilizam. As vantagens e desvantagens de usar esse método de aplicação do design.
Aqui em nosso blog temos como missão levar a você as principais informações sobre o design gráfico. Dessa forma, trazer conteúdos explicativos sobre design e marketing digital é a nossa obrigação.
O que significa design thinking?
Traduzindo literalmente, design thinking é pensamento do design. Essa modalidade de design vai muito além da estética! Ele visa levar a melhor experiência possível ao usuário final do projeto em questão… Dessa forma, podemos esperar do design na modalidade thinking projetos colaborativos com o meio em que está inserido.
Os projetos realizados no formato thinking tem como marca maior a observação minuciosa do ambiente. O maior desafio presente nessa modalidade de design é criar soluções ainda não pensadas / produzidas. Dessa forma, criar formas novas e práticas para facilitar a vida do usuário final.
O Design na modalidade Thinking busca desenvolver soluções criativas para problemas comuns no mercado. Consequentemente, podemos aplicar as mesmas técnicas para resolver problemas de forma inovadora em vários ambientes.
Essa modalidade de design tem como foco a experiência do consumidor ou do público-alvo, na busca por respostas aos problemas encontrados. A grande diferença deste método é que ele parte da solução, do projeto, e não necessariamente de todos os parâmetros do problema, como é comum no método científico. A observação da vida humana gera insights quanto ao que as pessoas querem ou precisam, e o desafio do Design na modalidade thinking é responder criativamente a tais necessidades e desejos, prioritariamente através de trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares.
No vídeo abaixo você poderá ver de forma mais simplificada o o conceito do pensamento do design.
Aplicação do pensamento do design
- Entendimento – Momento de encontrar o problema central e tudo que esteja relacionado a ele.
- Observação – Aqui é necessário analisar todo o meio onde o problema está inserido.
- Ponto de Vista – Fase onde podemos nos relacionar com outras pessoas que tem pontos de vistas diferentes dos nossos sobre o mesmo problema.
- Ideação – Nessa fase do projeto já conhecemos o problema e temos várias ideias para criar uma solução criativa a respeito.
- Prototipagem – Aqui se inicia a mão na massa. Ou seja, aqui trabalhamos a solução mais criativa que foi encontrada tendo em vista as etapas anteriores.
- Teste – Nessa fase o projeto será liberado para a realização de testes para verificar como performa o projeto.
- Iteração – Momento onde recebemos o feed back dos teste e se observa a como foi a performasse do projeto.
Ferramentas do design thinking
O design thinking se utiliza de várias ferramentas para poder chegar ao resultado final esperado. Podemos listar algumas das principais ferramentas:
- Brainstorming – A “tempestade de ideias” consiste em realizar uma reunião onde todos podem dizer suas ideias até mesmo as que parecem mais malucas. Mas, não é permitida a crítica as ideias, justamente para evitar constrangimentos. Esse processo pode contribuir em muito para a solução de problemas.
- Mapa da empatia – Esse é um instrumento que visa nos levar a viver a situação onde estamos trabalhando. Consequentemente, teremos uma visão mais aprofundada da situação. Dessa forma, teremos mais conhecimento sobre a situação. Para construir seu mapa da empatia é bem fácil e pode seguir o passo a passo no site da resultados digitais.