Você está visualizando atualmente 4 Princípios do design gráfico que você precisa conhecer

4 Princípios do design gráfico que você precisa conhecer

Os 4 princípios do design gráfico, tem como finalidade mostrar para você 4 pilares básico de qualquer design. Em nosso blog temos como um fundamento ajudar pessoas a aprenderem design gráfico / se atualizar com as últimas novidades desse universo. Por isso, não deixe de nos seguir nas redes socais oficiais para não perder nenhum conteúdo nosso.

4 princípios do design gráfico

Para a construção de um design precisamos basicamente de 4 elementos principais: contraste, repetição, alinhamento e proximidade. Saber como harmoniza-los, e usa-los dentro do projeto gráfico é uma obrigação de qualquer designer! Esses elementos parecem muito simples, mas com apenas esses 4 princípios do design gráfico podemos criar artes de qualidade e com harmonia. Ao longo das próximas seções de texto vamos apresentar detalhadamente cada um dos princípios para que você possa construir design de qualidade.

 

Contraste

Esse elemento é responsável por dar relevância visual ao design. Podemos gerar um contaste brincando com vários elementos, como: TipografiaImagensCor. Um dos mais usados e lembrados nessa função são as cores. Dessa maneira, podemos brincar com as possibilidades explorando as cores.

 

 

contraste no design gráfico - aprender design grafico - curso de photoshop
Podemos notar dois objetos idênticos, mas de cores diferentes gerando um contraste clássico entre o preto e branco.

Podemos  ainda utilizar outras cores para a realização do contraste dentro de um design. Se você tem dificuldade em realizar combinações de cores, pode começar criando uma paleta de cores para o seu trabalho. Isso vai facilitar o seu trabalho e harmonizar o seu design.

Repetição

Um dos 4 princípios do design e a repetição! Isso pode parecer até estranho, né? A repetição apresentada aqui, deve ser entendida como seguir o padrão de design. Isso se dá para que não percamos a identidade do geral do projeto. Dessa maneira, podemos entender a repetição como manter elementos padrão que remetam a identidade da marca.

 

principios do design grafico - aprender design grafico
A identidade visual da Coca-Cola é reconhecida mundialmente

Um exemplo aqui poderia ser o trabalho de Branding da Coca-cola que é mundialmente conhecida por sua identidade visual. Isso demonstra que mesmo com um design simples, podemos travar na mente de nossos leitores a marca que trabalhamos.

Alinhamento textual: Um dos 4 princípios do design 

O alinhamento textual pode ser um grande aliado na construção do design. Não é por acaso que ele está incluídos nos princípios básicos do design e eu posso te provar isso!

A disposição do texto pode influenciar na leitura do texto, isso tem uma explicação científica: Na cultura ocidental, aprendemos a ler na vertical com a ordem esquerda para direita, isso pode fazer com que textos a esquerda tenham maiores chances de serem lidos. Por esse motivo, os textos seguindo essa ordem de alinhamento tem maiores chances de serem considerados harmônicos e serem notados pelos nossos espectadores.

Alinhamento textual de jornais e revistas podem ser consideradas obras de arte por apreciadores do design

Mas, nada impede você usar outros alinhamentos textuais sempre observando a harmonia geral do design. Não me lembro agora de quem e frase “Regras foram feitas para ser quebradas”. Mas, concordo plenamente com a pessoa! Como seria nossa vida se todos os design seguissem obrigatoriamente o mesmo padrão?

Proximidade

Pra mim, esse é entre os 4 princípios do design do design o mais  importantes!  Manter a visualização da imagem facilitada com uma proximidade adequada dentro do design é importantíssimo! Por várias vezes, trabalhando como diagramadora me vi em situações embaraçosas para seguir esse princípio básico do design. 

proximidade no design grafico - aprender design - principios do design grafico
Manter o conteúdo com o tamanho adequado facilita o entendimento da peça

Sabemos que trabalhar no design, trás desafios diários usando muitas vezes imagens com pouca qualidade e brigando com textos enormes que precisam se encaixar em projetos pequenos.