Você está visualizando atualmente Fotografia e design gráfico têm semelhanças, confira dicas e curso free

Fotografia e design gráfico têm semelhanças, confira dicas e curso free

Fotografia e design gráfico conversam diretamente entre si, assim como o design e o marketing digital. Nessa matéria vamos trazer os principais elementos para você designer ter uma boa noção de fotografia.

A fotografia e design gráfico, desempenham um papel muito importe em nossa cultura que é a transmitir a arte. As fotografias estão presentes na maioria dos designs que temos que montar e sabemos bem que uma boa foto faz toda a diferença no design final. Mas, se você designer está querendo aprender algumas técnicas posso te garantir que essa matéria é para você.

Durante a leitura dessa matéria você terá acesso a uma pesquisa aprofundada sobre as semelhanças das duas áreas em questão. Além disso, você também irá encontrar um curso gratuito de fotografia para aprofundar ainda mais nessa arte. Esperamos contribuir ainda mais com a sua evolução profissional.

Não se esqueça de compartilhar nossos conteúdos para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações! Siga – nos também nas redes sociais: Facebook; YouTube; Instagram e Pinterest. Vamos aumentar ainda mais a nossa comunidade A Ideia Digital.  Boa leitura!

A história e evolução da fotografia

Antes de mais nada vamos a definição da palavra Fotografia! Segundo definição de tradução no Google, fotografia é o processo de reproduzir imagens sobre uma superfície fotossensível, pela ação de energia radiante, esp. a luz.

Muito se engana quem acha que a fotografia é algo novo, pois em 1826 existe registro de uma fotografia atribuída ao então primeiro fotógrafo Joseph Nicéphore Niépce. Na linha evolutiva, depois de muitas pesquisas e experimentos chegamos a fotografia colorida.

Primeira fotografia colorida foi registrada em 1861 por James Clerk Maxwell. Mas, o primeiro filme colorido, o Autocromo, chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. O estudo para introduzir a fotografia no mercado levou ao constante estudo de filmes fotográficos como: o Kodachrome introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas; e o filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963.

A fotografia colorida pode formar imagens como uma transparência positiva, planejada para uso em projetor de slides (diapositivos) ou em negativos coloridos, planejado para uso de ampliações coloridas positivas em papel de revestimento especial. O último é atualmente a forma mais comum de filme fotográfico colorido (não digital), devido à introdução do equipamento de foto impressão automático.

A fotografia digital foi introduzida no mercado no final do século XX e revolucionou mais uma vez a história da fotografia. Em 1990, a Kodak foi a pioneira ao lançar o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Atualmente é possível termos fotos de qualidade mesmo sem câmeras fotográficas profissionais utilizando de celulares. Uma evolução e tanto não é mesmo?

Fundamentos da fotografia e design gráfico trazem semelhanças

As como o design gráfico tem seus fundamentos a fotografia também tem os seus. 

O contraste é uma das primeiras coisas que devemos observar para uma boa fotografia. A fotografia e o design gráfico trazem consigo essa preocupação com as tonalidades de cores e o contraste que podem formar uma bela fotografia/arte.

As cores assim como no design gráfico são também fundamentais na fotografia. Você já deve ter percebido que as cores têm poderes de gerar sensações e até mesmo emoções não é mesmo? Isso acontece devido a psicologia das cores, se você nunca ouviu falar te aconselho a ver a matéria sobre teoria das cores. Conhecendo esses conceitos de cores você será capaz de realizar fotografias ainda mais belas e cheias de sensações.

O estudo das sombras e luzes são também importantes para o sucesso de uma fotografia. Já percebeu, por exemplo que quando querendo disfarçar algo escurecemos e quando queremos intensificar um objeto clareamos?

Os elementos geométricos também inspiram reações e sensações. Como visto na matéria sobre os formatos geográficos, cada forma traz consigo significados. Conheça os principais:

Curvas– Transmitem principalmente; a leveza de movimentos, felicidade e natureza.

Círculos – Podem transmitir principalmente: proteção; amizade; amor; segurança; movimento feminino e atenção

Retângulos e quadrados – Transmitem principalmente: Profissionalismo; estabilidade; familiaridade; confiança; uniformidade; resistência; confiabilidade e potência.

Triângulos– Transmitem principalmente: Estabilidade; poder; masculinidade; força.

Linhas verticais – Transmitem principalmente: Dominação; agressão; ousadia e masculinidade.

Linhas horizontais – Transmitem o oposto das linhas verticais, ou seja, paz; calma; tranquilidade e feminidade.

Fotografia e design se englobam

Como disse no início dessa matéria, o design e a fotografia se englobam muito bem. Tanto que muitos designers querem aprender esse ofício e os fotógrafos design gráfico rs. Isso não é por um acaso, os dois tipos de artes visuais se comunicam para trazer sensações e gerar emoções.

Na matriz curricular de muitos cursos de Design Gráfico, podemos encontrar entre outras disciplinas a fotografia. Que visa principalmente, trazer os conceitos fundamentais da fotografia e design gráfico ao aluno. Dessa maneira, ele estará mais “completo” ao entrar no mercado de trabalho, que como sabemos é muito exigente!

O designer gráfico trabalha na maioria dos momentos com a linguagem visual, e a fotografia é um dos principais representantes dessa modalidade.

Aprender fotografia vai te trazer alguns benefícios inclusive como design gráfico, sabia? A fotografia irá levar você a aprender detalhes minuciosos das artes. Você irá desenvolver noções de composição de imagem e começara a perceber que todos os elementos conversam entre si.  Será capaz também de perceber com mais afinco sobre perspectiva, luz, foco entre outros.

Você não precisa de um estúdio profissional para tirar fotos com qualidade! Você pode muito bem fotografar estando atento aos 3 pilares fundamentais da fotografia, que são: Abertura da lente determina a quantidade de luz; Velocidade tempo que a câmera demora para abrir e fechar a lente e o ISSO que também tem indicação luz nesse caso da sensibilidade da película a luz. Esses termos técnicos são necessários para a sua familiarização com mundo da fotografia.

O designer que domina técnicas de fotografia pode perfeitamente ir no estabelecimento dos clientes se necessários e tirar aquela foto do produto. A fotografia do produto com uma visão aprofundada possibilita um trabalho artístico muito mais apurado.

Cursos gratuitos de fotografia

Na internet é possível encontrar cursos de iniciação em fotografia gratuito, até mesmo em instituições no SENAC. Mas, no momento esse curso não está disponível para matrículas. Consulte também a disponibilidade do SENAC mais perto de você.

No GINEAD – Instituto Nacional de Ensino a Distância você pode encontrar um curso de fotografia com carga horária de 40 horas. Se você não conhece esse instituto, vamos lhe apresentar! O Instituto Nacional de Ensino a Distância nasceu com a missão de levar o conhecimento ao alcance de todos, através da tecnologia, com base em eficiência, qualidade, credibilidade e inovação. Com o objetivo de propagar conhecimento, o Instituto busca desenvolver a capacitação profissional, oferecendo cursos gratuitos, pela internet, aberto a todos, sem pré-requisitos e em diferentes áreas de conhecimento. O Instituto Nacional de Ensino a Distância é associado à ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância)

O curso de fotografia gratuito do GINEAD inclui o conteúdo programático:

– Breve Histórico

– O que é Fotografar?

– A Luz e as Cores

– Equipamentos e Formatos (Convencionais x Digitais)

– Como a Imagem é Registrada?

– Os Dispositivos de Exposição

– Como Fotografar?

– A Composição da Imagem

– Imprima e Impressione

– Escolhendo um Equipamento

– Cuidados Especiais

Público Alvo: Curso direcionado para jovens e adultos em busca de qualificação profissional.

Pré-requisitos: Não há exigência de escolaridade / idade.

Objetivo: Este curso objetiva capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento e estudantes que desejam atualizar-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre o tema.

Certificado: O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil.

*Confira os termos dos cursos! Já que as disponibilidades de valores e gratuidade podem sofrer alterações.

Referências históricas sobre a fotografia e fotos antigas https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia

Este post tem 2 comentários

Comentários encerrados.