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Marketing digital e design grafico se completam, aprenda sobre mkt

O Marketing Digital e design grafico andam lado a lado devido ao estudo prévio das artes para serem aplicadas no Marketing digital. Se você é designer gráfico, tenha em mente que Marketing digital é a promoção de produtos ou marca no ambiente online, com o intuito de gerar conversões! Mas, como sabemos para se conseguir conversões é necessário muita estratégia e estudo tanto de marketing digital e design gráfico. Se você é designer e quer aprender sobre marketing digital e integrar mais esse trabalho, saiba que esse é um mercado promissor!

O marketing digital e design grafico 

Quando pensamos em uma união top, só podemos pensar em Marketing digital e design grafico! Eles são praticamente o arroz e o feijão da publicidade. Consequentemente, podemos perceber que muitas vagas de emprego no setor de design tem colocado como requisito conhecimentos em marketing digital.

Para começar seu trabalho no marketing digital, em primeiro lugar, você deve criar seu plano de marketing. Esse plano marketing é muito importante para traçar as estratégias necessárias para chegar conseguir suas conversões.

Para criar seu plano de marketing, você terá que levantar informações sobre seu mercado, concorrentes e público alvo (persona). Mas, não precisa se preocupar esse processo é muito fácil de ser realizado. Além disso você pode contar com o SEBRAE canvas para te auxiliar.

Você deve estar pensando, mas será que preciso fazer isso tudo para trabalhar com marketing digital? A resposta é não! Você terá ainda muitas outras coisas para analisar, mas pode ficar tranquilo. Com o tempo você vai pegando o jeito e nós vamos te auxiliar nesse processo de aprendizado.

Alguns dos tipos principais de Marketing 

O marketing digital é tão ramificado quanto o design grafico, atualmente, temos vários tipos de marketing. Vamos aos mais comuns:

Marketing Digital – Esse tipo de estratégia de comunicação inclui vários outros tipos de marketing que são aplicados no ambiente online. Entre os tipos que incluem o Marketing digital incluem: Marketing de Conteúdo; SEO; Redes Sociais; E-mail marketing entre outros.

E-mail Marketing – Esse tipo de estratégia visa levar as seus prospectes a assinarem sua lista de e-mail para receberem ofertas e conteúdos. Hoje em dia temos várias ferramentas de e-mail marketing gratuitas para você utilizar em suas estratégias de comunicação.

Marketing de Redes Sociais – As redes sociais são hoje a bola da vez, entre as mais conhecidas e utilizadas estão: Facebook; Instagram; Twitter e WhatsApp. Com essas plataformas podemos interagir gratuitamente de forma orgânica e também com anúncios patrocinados e direcionados. Caso queira manter seu alcance orgânico em alta no Facebook temos várias dicas para você.

marketing digital

Marketing de Busca ( Search Engine Marketing – SEO ) – Esse é um tipo de Estratégia que faz seu site aparecer nos mecanismos de busca, como por exemplo: Google, Yahoo, Bing entre outras.

Utilizando essas estratégias, você pode aparecer tanto de forma orgânica quanto patrocinada. Isso fazendo o estudo de palavras chaves, na maioria dos casos aplicados juntamente com Inbound Marketing.

 Video Marketing – No marketing digital e design grafico você pode trabalhar com essa ferramenta. O sucesso do YouTube tem deixado meios de comunicação tradicionais pra traz, já que sua audiência vem só aumentando.

Remarketing – Esse é um tipo de anúncio que consiste em apresentar o anúncio novamente para usuário que ainda não converteu. Como exemplo desse tipo de anúncio, podemos encontrar o prospecte que abandonou o carrinho e está em foi para outro site.

A definição do público alvo no marketing digital e design grafico

Como sabemos, para criarmos peças gráficas no design precisamos conhecer o público para termos sucesso, no marketing isso não é diferente! Temos que mapear o público com dados reais para começarmos a interagir com essa galera.

Pesquisa para encontrar persona

Em marketing digital damos o nome de persona para a representação fictícia de nossa audiência. Para se chegar a sua persona, você pode usar a observação do comportamento dos clientes ou mesmo fazer a pesquisa abertamente. Também é possível usar as redes sociais para monitorar as pessoas que consomem produtos ou serviços semelhantes ao seu.

É importante coletar os dados sobre:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Localização
  • Quais são as dores de seus clientes;
  • Qual é a motivação;
  • Quais são os objetivos;
  • Os Desafios deles;
  • As Preocupações;

A definição da persona e o direcionamento correto são uma das bases para um bom resultado de seus negócios.  Como você pode ver, umas de nossas preocupações é com o bem estar de nosso público alvo. Queremos apenas solucionar seus problemas com algum produto ou mesmo dica.

A definição de objetivos seu plano de Marketing

A definição dos objetivos é uma das principais coisas que devemos realizar. Para te auxiliar na definição dos objetivos, utilize a ferramenta SMART, que foi criada por Peter Drucker. Essa é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente. Smart é um acrônimo, palavra formada pelas iniciais, de um termo em inglês: Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based. Logo, um objetivo de marketing é relevante desde que seja: 

Specific ou específico: todos os envolvidos devem ter claro entendimento do que se trata;

Measurable ou mensurável: não faz sentido criar uma meta se ela não puder ser medida ou tiver critérios subjetivos;

Estudo de marketing digital se aplica ao designA

Actionable ou atingível: objetivos fáceis levam ao desperdício de oportunidades, e objetivos difíceis demais podem desmotivar o time. As metas mais bem elaboradas são simultaneamente desafiadoras e realistas;

Relevant ou relevante: ao estabelecer um objetivo, certifique-se de que ele é crucial para o seu negócio;

Time-bound ou temporal: toda meta precisa ter um prazo para ser alcançada. Evidentemente, metas para um mês, trimestre ou ano têm características diferentes;

Tudo no Marketing digital gira em torno de estratégias para gerar conversões.

O funil de vendas para gerar conversões

Como gerar conversões? Antes de mais nada, vamos aprender sobre o que é conversão. Uma conversão acontece quando o usuário que está em seu site ou rede social e realiza determinada ação que tenha um valor mensurável. Por exemplo, um clique em seu link gerando trafego pode ser considerada uma conversão. A taxa de conversão pode ser considera o principal indicador para mensurar o alcance e a efetividade das suas campanhas. Quando a taxas de conversões estão baixas, isso indica algum tipo de problema ou erro em sua campanha.

O funil de vendas especifica todos os estágios que um prospecte passa ate chegar a conversão.  O funil tem estágios bem definidos que são: Topo do funil, meio de funil e fundo de funil, onde geralmente acontece a conversão.  Mas, pode ficar tranquilo que vamos explicar todos esses estágios a baixo:

Topo de funil – Aqui geralmente acontece o primeiro contato com o prospecte. Nesse ponto do funil devemos trabalhar com a atração dos visitantes e a solução de seus problemas. Essa fase é tem como objetivo principal a aproximação do prospecte com o preenchimento de seus dados tornando um lead.

Meio de funil – Nessa fase devemos gerar conteúdo ainda mais conteúdos de valor para nutrir as leads. Como exemplo de conteúdo podemos citar a explicação de como a empresa pode resolver os problemas a partir de seus produtos e/ou serviços.

Fundo do funil – Nessa fase os Leads já conhecem bem o seu produto e também já confiam em sua marca. Esse é o momento onde geralmente acontece as conversões de vendas. Mas, lembre-se essa relação de confiança deve permanecer, já que a reputação de uma marca está em jogo.

Como fazer campanhas patrocinadas ?

Configurando uma campanha de marketing digital

Antes de iniciar uma campanha patrocinada devemos refletir sobre alguns itens que influem diretamente nos resultados finais dessa campanha. São eles:

Objetivo de campanha – Esse é o primeiro item que você deve ter em mente, as redes sociais mostram campanhas com base nos interesses e reações das pessoas. Os principais objetivos de campanhas são: Reconhecimento de marca, conversões e trafego. Confira todos os objetivos do facebook aqui.

A rede de anúncios – Para escolher onde seu anúncio será exibido você deve levar em consideração o seu conhecimento a respeito das plataforma e também o estilo da sua empresa.  Hoje a maioria dos anúncios são exibidos nas redes sociais e nos mecanismos de busca.  

Orçamento disponível – Esse também é um dos primeiros itens a serem checados e influenciam diretamente no Retorno sobre o investimento (ROI). O valor do clique nas campanhas em redes sociais pode aumentar devido as especificações da segmentação.

Segmentação – Lembra do nosso mapa de persona onde levantamos vários dados sobre o seu cliente ideal? Então, esse e apenas um dos momentos que vamos utilizar esses dados. Com base nos dados da persona (já vistos nessa matéria) podemos mostrar nosso anuncio para pessoas que curtem produtos semelhantes ao nosso.

Conclusão Marketing digital e design grafico 

Como vimos no decorrer da matéria as duas profissões têm muita coisa em comum. Se você é designer gráfico, vale muito investir nessa nova modalidade de trabalho! Marketing digital e design grafico devem andar lado a lado na geração de estratégias voltadas a conversão.

Como o Marketing digital tema é muito extenso, convido você acompanhar nosso blog para se inteirar com o assunto. Sempre postamos novas matérias tanto ligadas ao Marketing digital quanto ao design gráfico.

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