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Como se iniciar no Marketing Digital?

Marketing digital e vendas são coisas complementares! O marketing é o estudo de todas as estratégias e promoções que tem como consequência a venda de produtos. Pensando nisso, nós do blog a Ideia Digital, trouxemos um conteúdo bem legal para você se iniciar e começar a faturar com vendas online. 

Vem com a gente!?

Como tudo na vida, o marketing também passou por transformações se moldando segundo a época e evoluindo junto com o consumidor. Montamos um pequeno resumo da história e evolução do marketing o que vai facilitar nosso trabalho nos dias de hoje.

As fases do Marketing:

  • 1.0 – Marketing focado no produto e não no cliente;
  • 2.0 – O cliente é o motivo de disputa, devido ao aumento das empresas;
  • 3.0 – Nessa fase, o marketing passou por um processo de humanização do cliente. Ou seja, nessa fase os sentimentos e as necessidades do cliente começam a ser o ponto central do Marketing;
  • 4.0 – Chegamos ao milagroso Marketing Digital que usa de ferramentas online para gerar reconhecimento de marca e vendas;

Construção do plano de Marketing:

O plano de marketing é muito importe para traçar as estratégias necessárias para chegar ao objetivo estabelecido. É importante salientar que o plano não é de difícil de ser elaborado. Consequentemente, você terá informações preciosas sobre seu mercado, concorrentes e público alvo (persona).

1. Persona

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais. Para se chegar a sua persona, você pode usar a observação do comportamento dos clientes ou mesmo fazer a pesquisa abertamente. Também é possível usar as redes sociais para monitorar as pessoas que consomem produtos ou serviços semelhantes ao seu. Vamos aos dados mais importantes a serem coletados:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Localização
  • Quais são as dores de seus clientes;
  • Qual é a motivação;
  • Quais são os objetivos;
  • Os Desafios deles;
  • As Preocupações;

A definição da persona e o direcionamento correto são uma das bases para um bom resultado de seus negócios.

2. Definir os objetivos de seu plano de Marketing digital e vendas

Para te auxiliar na definição dos objetivos, utilize a ferramenta SMART.  Criada por Peter Drucker, é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente. Smart é um acrônimo, palavra formada pelas iniciais, de um termo em inglês:

 Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based. Logo, um objetivo de marketing é relevante desde que seja: 

  • Specific ou específico: todos os envolvidos devem ter claro entendimento do que se trata;
  • Measurable ou mensurável: não faz sentido criar uma meta se ela não puder ser medida ou tiver critérios subjetivos;
  • Actionable ou atingível: objetivos fáceis levam ao desperdício de oportunidades, e objetivos difíceis demais podem desmotivar o time. As metas mais bem elaboradas são simultaneamente desafiadoras e realistas;
  • Relevant ou relevante: ao estabelecer um objetivo, certifique-se de que ele é crucial para o seu negócio;
  • Time-bound ou temporal: toda meta precisa ter um prazo para ser alcançada. Evidentemente, metas para um mês, trimestre ou ano têm características diferentes;

Seguindo esses passos, você já tem um pequeno plano de ações para seu marketing. 

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