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Designer x cliente: Guia com técnicas de relacionamento com o cliente

Designer x cliente: sabemos que nem sempre a relação entre essas duas partes são de concordância mutua! Isso é até aceitável quando ainda existe um diálogo e profissionalismo entre as partes… O problema é quando o clima azeda de vez e não conseguimos ter um relacionamento saudável.

Quando eu fui iniciar nossa semana do designer gráfico esse assunto foi apontado como um dos temas mais votados para estar aqui. Achei bastante justo! Saber se relacionar de forma adequada com as outras pessoas é essencial em qualquer profissão.

Relacionamento designer x cliente

Falar sobre o relacionamento designer x cliente pode ser esclarecedor tanto para iniciantes como para designers mais experientes. Esse tema é raramente citado em materiais de sites e blogs ligados ao design gráfico. Aqui em meu site também ainda não tinha conteúdos sobre isso… E hoje enquanto digito essas linhas de conteúdos vejo que cometi um grande erro em demorar tanto para trazer esse tipo de material!

Nos grupos aqui do blog podemos perceber em alguns momentos colegas designers reclamando sobre as exigências de clientes, alterações, prazos, preços… Mas, o campeão de reclamações é sempre o gosto muitas vezes “exótico” de clientes que reclamam do trabalho. Para resolver esse tipos de problemas é necessário saber se lidar com profissionalismo.

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Converse com o seu  cliente 

Para te ajudar a solucionar esses probleminhas achei interessante montar esse guia para melhorar a sua comunicação com o cliente. Sim! Antes de o problema acontece tente evita-lo. Caso o problema não seja solucionado o ideal é tomar atitudes drásticas. 

O relacionamento designer x cliente deve ser com dialogo. Isso vai facilitar a sua vida durante o desenvolvimento do projeto… Antes de iniciar o seu trabalho você deve deixar destacado alguns pontos para evitar dores de cabeça depois.

Pontos a serem destacados na conversa:

  • Prazos de entrega – Seja sincero com cliente ele tem que entender como funciona o processo para a produção de artes. Mas, se está combinado você tem que cumprir os prazos estabelecidos.
  • Pagamento  – Não tenha medo de perder clientes por praticar um preço justo pelo seu trabalho. Siga os valores indicados para cada tipo de trabalho! Além disso, é recomendável pedir um adiantamento de 50% antes do início dos trabalhos.
  • Quantidade de alterações – Um erro comum em designers é não informar a quantidade de alterações possíveis para o trabalho em questão. Geralmente, designers mais experientes costumam fixar o número de 3 alterações. A partir desse número deve ser combinado um valor adicional para cada alteração.
  • Informações e referencias sobre o que ele deseja que seja criado – Neste ponto você deve pedir o máximo de informações possível sobre o trabalho a ser desenvolvido. Procure colocar em seu briefing o máximo de informações possíveis sobre o job. Além disso, busque junto ao cliente alguns modelos de referencia… Isso será importante para entender o gosto dele e evitar problemas de alterações. 

Quando demitir clientes?

Quando o relacionamento azeda entre designer x Cliente é importante colocar um ponto final da parceria. Mas, antes de fazer isso faça uma reflexão sobre os seus atos… Existe ainda alguma possibilidade de ter um bom relacionamento com o cliente?

No vídeo a baixo tem umas informações bem interessantes sobre o tema:

Check-list para demissão de clientes:

Eu trouxe alguns pontos interessantes a serem analisados antes da tomada de decisão. Lembrando que essa decisão e todos os riscos envolvidos cabem a você!

Ele é altamente controlador – Sabe aquele tipo de cliente que falta pouco pegar na sua mão para refazer tudo que você fez e fica o tempo todo opinando coisas sem noção? Trabalhar com esse tipo de pessoas é muito desagradável e afeta muito a produção.

Dificuldade de comunicação – Quando o relacionamento entre designer x cliente não vai bem e a comunicação não flui harmonicamente é melhor se demitir! Manter relações tóxicas e com a falta de respeito pode ocasionar até mesmo doenças.

Inadimplente – Quando você está com problemas em relação ao recebimento é muito chato. Gastamos dinheiro em treinamentos, programas, máquinas e nosso precioso tempo deve ser valorizado. 

Reclamações – Quando o cliente te suga ao máximo e está sempre reclamando de prazos combinados, valores e o principalmente sobre o seu trabalho.

 

Conclusão

O ponto central dessa matéria foi mostrar demonstrar o meu ponto de vista sobre o relacionamento entre designer x cliente. A grande maioria das matérias aqui do blog são desenvolvidas por mim tendo como base a minha experiência profissional.

Ao longo dessa matéria, trouxe para você várias informações valiosas sobre o relacionamento entre cliente e o profissional. 

Lembrando que a decisão de demitir clientes é única e exclusivamente sua. Se a situação não está boa e você tem condições de se manter sem a remuneração do cliente o ideal é demiti-lo.