Você está visualizando atualmente Computador designer: Escolha a melhor opção para trabalhar

Computador designer: Escolha a melhor opção para trabalhar

Computador designer é uma das peças mais importantes para quem vai trabalhar como designer. Por esse motivo, resolvi trazer para você as principais informações sobre o equipamento adequado para o trabalho como designer gráfico. A escolha do computador é essencial para evitar dor de cabeça com travamentos e lentidões. Consequentemente, escolhendo um computador adequado você terá produtividade.

Nossa missão aqui é levar a você as informações necessárias para que consiga pesquisar e comprar o produto que melhor se adeque a suas necessidades. Uma das primeiras coisas que devemos ter em mente quando vamos comprar algo é para que será utilizado. Você já parou para pensar exatamente com quais programas vai trabalhar? Essa informação é bastante importante para sabermos como cada componente deve agir. 

Bora conhecer os principais componentes de um computador designer? 

Computador designer e seus componentes básicos

1- Placa-mãe

Esse é o componente número 1 de qualquer computador. Para executar o trabalho pesado de edição é preciso verificar se a máquina em questão tem uma placa robusta, capaz de dar suporte aos demais elementos, sendo compatível com o processador e a memória. Caso contrário ela pode queimar!

Quem trabalha com produção gráfica em 3D pode investir em uma placa-mãe que suporte duas placas de vídeo (idênticas). É um recurso que favorece o trabalho também dos desenvolvedores de jogos.

2 – Processador

Para quem trabalha com edição de imagens estáticas, um bom processador é como um acelerador no momento de editar, fazendo com que a aplicação dos efeitos seja feita mais rapidamente e sem travamentos.

É interessante escolher o processador entre as marcas Intel e AMD, ficando atento a algumas características que vão além de somente o nome comercial:

  • Clock ou a velocidade do processador: o mínimo para quem trabalha com projetos gráficos
    deve ser 3,7 GHz;
  • Core ou núcleos: visto que uma maior quantidade de núcleos pode deixar o
    computador mais rápido;
  • Memória cache: que representa a quantidade de informação a ser processada por vez
    (é interessante considerar processadores a partir de 4 MB para quem trabalha
    com impressos).

3 – Memória RAM

A memória RAM é a responsável por guardar as informações em execução no momento, o que pode significar maior performance para o computador. Ou seja, quanto mais memória RAM tiver o seu computador, mais softwares (mesmo os mais pesados) podem ficar abertos simultaneamente sem comprometer o seu trabalho.

O indicado para cada aplicação:

Edição gráfica – Diagramação de jornais, revistas, livros e artes gráficas em geral no mínimo 8 GB de memória RAM.

Edição de vídeo – Quem mergulha no universo da edição de vídeo vai precisar de uma forcinha a mais rss no mínimo 16 GB de memória RAM para ter um bom desempenho.

4- Placa de vídeo

A função da placa de vídeo é proporcionar uma melhor visualização da imagem.

Existem dois tipos de placa de vídeo:

  • Dedicada – Tem memória própria e processamento próprios. Sua performance é superior. Isso também quer dizer que se trata de uma peça mais cara e que também esquenta mais.
  • Integrada –  O processamento do vídeo é compartilhado com o processador da máquina. Sua performance não é tão boa quanto o modelo dedicado.

Computador x Notebook 

Quando estamos na busca por um computador designer uma dúvida que pode sugir Pc ou Notebook? Essa dúvida é bem comum, e a resposta é depende! A sua necessidade vai apontar qual é o melhor dispositivo para o seu estilo de vida / trabalho.

  • Notebook – A principal vantagem é a mobilidade.
  • Desktop – Tem a possibilidade e facilidade na personalização das peças,
    fazendo com que o preço possa ser menor que o de um notebook da mesma
    configuração.

PC ou iMac para designer? 

Para quem está em busca de um computador designer essa dúvida gera uma certa polêmica. Muitos designers profissionais já usam Mac devido principalmente a estabilidade e comodidade que a marca proporciona. Uma das coisas que mais ajudam no processo para a escolha de computadores Mac é o sistema operacional e o monitor. Podemos perceber uma qualidade a cima da média nessas máquinas, mas o que pega é o preço. 

Mas, ainda sim podemos usar computadores de linhas mais acessíveis que darão conta do recado. Temos a nossa disposição marcas bem legais como Acer, Dell, Samsung entre outras. O mais importante é prestar atenção nos componentes de cada modelo que você tenha interesse. 


Conclusão:

Entender os componentes básicos de um computador designer é um dos primeiros passos para quem está nesse mercado. Por esse motivo, trouxe um pouco do meu conhecimento para te ajudar a escolher a melhor configuração x preço. 

Este post tem 5 comentários

Deixe um comentário