Grid design gráfico é uma ferramenta muito importante para a execução de várias tarefas relacionadas ao design gráfico. Ao longo de nossa matéria vamos mostrar a você todos os principais detalhes que envolvem o grid no design gráfico e como ele auxilia no trabalho do designer gráfico.
Nossa missão como um blog de desenvolvido para designers gráficos é levar ao seu conhecimento as principais informações sobre o tema. Consequentemente, você pode encontrar em nosso blog várias dicas e ferramentas de auxílio… Entre eles podemos citar as ferramentas de paletas de cores, bancos de imagens grátis, pacotes de artes gratuitos entre outros.
Pensando em trazer cada vez mais conteúdos para você resolvemos repostar o conteúdo sobre grids do site Chief of design. Esse site tem como fundador O David que é um fera em design gráfico e professor em vários cursos… Remendo muito o de fundamentos do design gráfico. Curso que traz uma base muito importante para aplicação no design. Bora acompanhar o reposte ?
O que é grid design gráfico?
Antes de falarmos da importância das grids nada mais justo que explicar o que são, não e mesmo? Grid é um elemento técnico-formal formado por um conjunto de linhas auxiliares na vertical e horizontal, ou de retângulos. Eles conseguem compor uma estrutura para construção nosso trabalho gráfico ou web, já que auxilia na ordenação, distribuição, alinhamento e dimensão dos elementos gráficos (imagens, textos, formas).
Tendo em mente o que são os grids já fica mais fácil o entendimento do funcionamento na prática. Os grids são de grande valia para que possamos organizar todo o conteúdo de forma harmônica. Consequentemente, ele auxilia na organização estrutural e a nos auxilia na conservação do padrão gráfico.
Confira no vídeo a baixo mais alguns detalhes sobre diagramação e grid no design gráfico:
A anatomia de um Grid
Cada parte de um grid traz consigo uma função diferente para nos auxiliar. Por esse motivo trouxemos todos os detalhes e funções que completam a grid design gráfico. Bora conhecer?
- Margens – São os espaços negativos (em branco) entre o limite da página (borda) e o início do Conteúdo.As margens enquadram o conteúdo, auxiliam na questão do manuseio (quando se trata do impresso), dão “respiro” aos textos e imagens proporcionando também descanso dos olhos, além de servirem como um espaço para informações secundárias.
- Guias horizontais – São os alinhamentos horizontais. As faixas quebram o espaço horizontalmente.São usadas para orientar os olhos na leitura e também para criar diferentes inícios, pausas, áreas de respiro (em branco) para os textos e imagens.
- Colunas – São as estruturas verticais que criam divisões horizontais, delimitam o espaço a ser ocupado pelo conteúdo entre as margens.A largura e quantidade das colunas é indeterminado, depende do projeto e do que o designer definir ser o melhor.
- Módulos – São unidades formadas através da junção da coluna com a linha base.
- Zonas Especiais – São conjuntos de módulos, que formam uma unidade.
- Calhas(gutters) – São os espaços em branco de separação entre colunas e linhas.
- Marcadores – São elementos secundários localizados na parte externa (margem), como por exemplo, cabeçalhos, nomes de seções, paginação e etc
A importância da utilização de Grid no design gráfico
O grid design gráfico é muito importante na construção de peças para a comunicação visual. Quando eu estava trabalhando na diagramação do jornal usava as grids para manter todo o conteúdo alinhado e organizado.
Grid é usado há muitos anos pelos melhores designers do mundo.
Ele é uma ferramenta de suporte que nos ajuda na construção, no posicionamento dos elementos, etc.
O Grid não é limitador, pelo contrário, ele nos ajuda a dispor melhor o nosso layout. Como já falei no artigo sobre Gestalt é importante saber usar com parcimônia fatores variados como contraste, repetição, pregnância, etc. Não é porque você está usando um grid que precisa deixar tudo “alinhado a esquerda”, saka?
Ele será uma diretriz, mas um designer criativo saberá como “quebrar a regra” para atingir seu objetivo de comunicação.
Grid não é limitador para nada, seja um site ou um projeto gráfico, basta saber usar e “quebra-lo” quando precisar. Quebre as regras quando precisar.
Conclusão: A importância das Grids
Ao longo dessa matéria, vimos diversos exemplos de como as Grids podem mudar o rumo de uma arte. O design gráfico é feito de detalhes! Entender e praticar algumas técnicas podem possibilitar um trabalho diferenciado. Pense nisso, e comece a ” sair da caixa” isso pode te possibilitar a descoberta de muitas coisas legais.
Confira matéria original do Chief of design aqui
Pingback: Glossario design grafico: Conheça os principais termos | Design gráfico
Pingback: Fundamentos do design gráfico: Conheça a base do design gráfico