Você está visualizando atualmente Designer gráfico freelancer: Veja guia de atuação

Designer gráfico freelancer: Veja guia de atuação

Designer gráfico freelancer é o típico profissional que trabalha por conta própria. Esse tipo de prestação de serviços tem se tornado cada vez mais comum para os profissionais de design gráfico. Na verdade esse tipo de prestação de serviços tem se tornado comum na grande maioria dos setores. Podemos notar que esse tipo de atuação tem se tornado comum principalmente por causa da baixa oferta de empregos formais. 

O profissional de designer gráfico freelancer

O profissional de design gráfico freelancer tem muitas oportunidades no mercado. Mas, para que você aproveitar essas oportunidades deve ter em mente alguns detalhes importantes. 

Algumas coisas para o freelancer se atentar antes de iniciar os trabalhos:

  • Contrato de prestação de serviços: Se você vai trabalhar como freelancer uma das suas primeiras coisas que deve se atentar é o contrato. Aqui em nosso blog temos um material bem explicativo sobre como criar seu contrato para designer gráfico.
  • Sinal –  Especifique em seu contrato de prestação de serviços um sinal ( valor adiantado ). Muitos designers e freelancers em geral pedem um quantia antes do início dos serviços e a parcela final na entrega do trabalho. Esse tipo de postura pode te prevenir de situações desagradáveis onde o contratante age de má fé.
  • Alterações – Para evitar dores de cabeça explique o cliente que você realiza o trabalho apenas com uma certa quantidade de alterações no trabalho. Isso irá te prevenir de ficar perdendo tempo realizando alterações… Converse com o cliente e diga a quantidade de alterações máximas que ele poderá pedir. Fala também que caso ele opte por pedir novas alterações será cobrado um novo valor ao final do trabalho. 

 Tendo em mente essas dicas você estará mais protegido e todas as informações ficaram claras para ambas as partes. Essas medidas são importantes para que todos possam chegar a entrega do trabalho felizes e esclarecidos. 

 
Infelizmente, eu aprendi na dor! Eu já passei por algumas situações desagradáveis principalmente por não ter realizado um contrato. No final das contas realizei e entrei os trabalhos solicitados e simplesmente levei um calote. 

Principais atividades do designer freelancer 

Atualmente, posso perceber que o designer gráfico freelancer tem tido mais oportunidades de trabalhos em determinadas áreas. Por esse motivos, resolvi listar quais são as principais oportunidades atualmente. 

Principais atividades do designer freelancer:

  • Diagramação de impressos
  • Design para mídias sociais
  • Estratégia de branding
  • Design de logotipo
  • Web design
  • Animação
  • Tipografia
  • Infográficos

Então, atém de sua paixão pelo design gráfico, você deve analisar o mercado atual em sua região de atuação e suas tendências.

Se você tem medo de novos desafios, como iniciar em nova modalidade, saiba que a excelência vem com a especialização, estudo, o foco e muita prática. Esteja conectado com colegas de profissão para um verdadeiro networking / intercambio de conhecimentos e ideias costuma ser muito construtivo.

Sites para ofertar seu trabalho como freelancer:

O designer gráfico freelancer atualmente tem ótimas ferramentas para oferecer seus trabalhos. Hoje em dia podemos contar com diversos sites especializados no oferecimento, gestão e pagamentos de freelancers. A grande maioria dos sites que aqui listei tem versões gratuitas onde você pode se candidatar a vagas do seu perfil gratuitamente.
 
Aprender Corel Draw guia para iniciante 

Uma das grandes vantagens da utilização desses sites e que as formas de pagamentos são seguras. Além disso, dentro desses sites é possível encontramos diversas vagas onde podemos nos encaixar e fazer uma grana extra. 

1. WORKANA

O Workana é um dos sites mais conhecidos por designers gráficos freelancers. Mas, além de trabalhos no design por lá você também pode encontrar trabalhos como: web designers, designers gráficos, programadores, profissionais diversos da TI, tradutores e produtores de conteúdo. 

O site também conta com o aplicativo Workana time report. Esse aplicativo é usado para que você possa registrar como está o andamento de suas tarefas. Consequentemente, o cliente poderá acompanhar o que esta sendo feito e controlar o tempo dedicado a cada execução através dos registros.

2. FREELANCER

Freelancer é uma das maiores plataforma para a contratação de freelancers da atualialidade esse modelo de profissionais autônomos que buscam informações sobre o que fazer para ganhar dinheiro na internet. O número de empresas e profissionais cadastrados ultrapassa a barreira dos milhões. Inclui mais de 200 países!

3. 99 FREELAS

99 Freelas também é uma ótima opção para quem é um designer gráfico freelancer ou precisa desses serviços. Esse site é um marketplace criado por brasileiros, e que está ganhando cada vez mais espaço. Nesse site você poderá encontrar trabalhos em diversos segmentos como: design, redação, marketing, vendas, assistência virtual, arquitetura e outros. Uma das grandes vantagens dessa plataforma é que a inscrição é gratuita! 

4. PROLANCER

Prolancer é outro site que a designers gráficos freelancers e também a diveros outros segmentos de atuação. Por lá você poderá encontrar trabalhos nos seguimentos de: programação, TI , design, WordPress, SEO, marketing e negócios são os grandes destaques desta plataforma.

O destaque desse site vai para a navegabilidade que é excelente! Além disso a plataforma oferece ferramentas de contato direto entre produtor e cliente.  O cadastramento é gratuito, mas quem optar pela verão premium terá vantagens em relação a seus concorrentes.

Use as redes sociais

Em muitos grupos de redes sociais é possível conseguir ofertar seu trabalho como designer gráfico freelancer. Você pode encontrar oportunidades em grupos de Design gráfico e empreendedores! Nesses ambientes você tanto pode conseguir mostrar seus projetos como conseguir dicas e até mesmo ter contato com vagas e trabalhos.

Conheça seus direitos como freelancer

Sempre faça um contrato com o seu cliente. Registre todas as obrigações e direitos das partes que farão parte do contrato, se possível leve o contrato para um advogado ler e verificar se os termos são válidos.

É recomendável que você se registre e tenha CNPJ, pois com ele muitas portas estarão abertas para você conquistar novos clientes. Dentre as vantagens de estar formalizados estão:

  • Emissão de notas fiscais
  • Confiabilidade
  • Segurança

A obtenção do CNPJ como micro empreendedor individual (MEI) pode ser solicitada online. Entre em contato com o SEBRAE e prefeitura local para maiores informações. 

Este post tem um comentário

Deixe um comentário