O que é serigrafia é uma das perguntas mais comuns principalmente por designers iniciantes. Por esse motivo montamos um material completo para te explicar todos os detalhes que envolvem a serigrafia e qual é a sua finalidade.
Como já é de costume, nosso blog sempre traz conteúdos sobre o universo do design gráfico para te auxiliar. Aqui é possível você encontrar entre outras coisas: Glossário do design gráfico, pacotes de artes gratuitos, mockups entre outros.
O que é serigrafia?
Antes de descobrirmos o que é serigrafia, é importante frisar que ela a Serigrafia é também conhecida como silk-screen ou impressão a tela. Como nosso tema centrar é justamente desvendar todos os detalhes de o que é serigrafia para que serve, vamos ter que entender um pouquinho de processo de impressão.
A serigrafia é um tipo de impressão base de estêncil na qual a tinta é forçada através de um crivo fino para o substrato abaixo dela. As telas foram feitas originalmente de seda e, por este motivo, o nome de origem grega – seri (seda) e gráfia (escrever ou desenhar). A palavra serigrafia pode ser usada como sinônimo de silk-creen, mas é muitas vezes utilizada para impressão de itens de produção em massa como camisetas, cartazes e canecas. Hoje, as telas são desenvolvidas em poliéster ou nylon, finamente tecidas.
Esta é uma técnica de impressão muito versátil e permite obter uma grande variedade de resultados. Os tons sutis com características de aquarela, por exemplo, bem como reproduzir a densidade e riqueza de cores da pintura a óleo.
Processo de Impressão em serigrafia
Agora que já sabemos o que é serigrafia, nada mais justo que entender esse processo de impressão. No design gráfico existem vários tipos de impressão cada qual desenvolvido para se adaptar melhor ao trabalho em questão. Para a matéria não ficar muito extensa irei focar apenas em serigrafia, os demais métodos serão apresentados em breve.
O processo de impressão (serigrafia ) consiste em vazar a tinta – pela pressão de um rodo ou puxador – através da tela previamente preparada. A tela (matriz serigráfica) é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A matriz é gravada pelo processo de fotosensibilidade, onde é preparada com uma emulsão fotosensível e colocada sobre um fotolito e, posteriormente, sobre uma mesa de luz.
Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido. Os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível exposta a luz.
Para cada cor de impressão é utilizada uma matriz, resultando em um impresso com grande densidade de cor, saturação e textura.
Conclusão
Ao longo dessa matéria buscamos trazer várias informações relevantes para descobrirmos o que é serigrafia. Buscamos trazer informações consistentes para você aplicar na sua profissão como designer gráfico. Em breve traremos um guia com vários tipos de impressão e a recomendação para uso.
Referências / fontes