Você está visualizando atualmente Processo de impressão offset: Conheça sobre esse tipo de impressão

Processo de impressão offset: Conheça sobre esse tipo de impressão

Processo de impressão offset é atualmente o processo de impressão mais utilizado nas gráficas. Para um profissional de design gráfico é essencial conhecer sobre os processos de impressão e configuração de arquivos para impressão.

Pensando nisso, trouxemos um guia sobre processo de impressão. Além desse conteúdo, você pode encontrar em nosso blog um material bem completo sobre o que é serigrafia e quando optar por esse método de impressão.

Ao longo do tempo tenho a intensão de trazer todos os tipos de impressão ao blog. Isso tudo para que você leitor, tenha uma base sólida quando o assunto por impressão.

Processo de impressão offset, como funciona?

Antes de descobrirmos como funciona o processo de impressão em offset, vamos saber como ele surgiu. O sistema de impressão offset surgiu a partir do antigo modelo de litografia, onde havia desperdício de tinta. Além disso, o modelo antigo também tinha o problema de erros de impressão. Isso acontecia devido ao fato de que existia contato do papel com a matriz no momento da impressão.

O sistema de impressão offset tem como tradução livre de sua nomenclatura “ fora do lugar “. Isso devido a forma de impressão empregada nesse novo modelo de impressão. Dessa forma, a impressão offset consiste na repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa, no caso) com o uso de cilindros intermediários.

Processo de impressão offset
Imagem reprodução / site Expoprint

O processo de impressão Offset funciona de forma indireta, onde não temos uma impressão direta no papel. O processo de impressão offset é indireto, ou seja, a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão (blanqueta) e somente depois é passada ao papel. Por isso a matriz (chapa offset) é legível mesmo antes da impressão, diferentemente dos processos diretos onde a matriz é espelhada (texto escritos invertidos).

O sistema de impressão offset na prática

O processo de impressão offset passa por processos básicos, que são padrão na indústria gráfica. Pequenas variações ou ordem podem ocorrer dependendo da indústria, tipo de equipamento, etc. Os passos para chegarmos a impressão offset são: gravação da matriz, montagem, impressão

  • Gravação da chapa offset:  A matriz da impressão offset é geralmente metálica (feita de alumínio) e sensível à luz. No processo tradicional, a gravação inicia-se à partir de um fotolito (que pode ser positivo ou negativo) que é colocado sobre a chapa offset e exposto à luz para fixação da imagem. Após a exposição, a matriz é encaminhada à revelação química, semelhante ao processo de revelação fotográfica.
  •  Montagem: Com a chapa offset revelada, dá-se a montagem no rolo da impressora offset destinado à instalação da matriz. A chapa flexível é montada no cilindro destinado à matriz. Se o impresso for colorido, é necessário uma chapa para cada cor do processo de cromia, ou seja, no mínimo 4 chapas serão utilizadas.
  • Processo de impressão offset: Os cilindros da offset conduzem a tinta e o papel em um fluxo linear. A tinta é transferida para a matriz e, apesar de a matriz ser completamente lisa, o pigmento adere somente à área gravada, já que a água utilizada no processo repele a tinta. A matriz transfere a tinta para o cilindro da blanqueta, feita com uma espécie de borracha, e esse cilindro transfere a imagem a ser impressa para a mídia final, que pode ser papel ou plástico (dependendo do equipamento). O processo de impressão indireta visa manter o papel seco e também prolongar a vida útil da matriz.

Impressoras offset 

Existem diversos tipos de equipamento para impressão offset. As mais comuns são impressoras offset planas, que imprimem folha a folha e são amplamente utilizadas no segmento de impressão comercial; e impressoras offset rotativas, que imprimem a partir de bobinas de papel e, devido à sua configuração, permite altas velocidades de impressão.

As impressoras offset geralmente são mais caras em relação as impressoras comuns. Mas, sua capacidade de impressão é muito maior que das impressoras domésticas que usamos com frequência. O uso de impressoras offset geralmente é mais restrito ao ambiente industrial, onde existe grande demanda por impressão.

No vídeo abaixo trouxemos um conteúdo que narra bem a produção em uma gráfica que se utiliza de impressoras offset. 

 

Com a visualização do processo em vídeo fica tudo mais fácil e prático de ser entendido todo o processo de impressão offset. Por isso, trouxemos um vídeo que mostra todo o caminho que qualquer projeto percorre até ser impresso na gráfica. 

Este post tem um comentário

Comentários encerrados.