Você está visualizando atualmente Trabalho do social media: Veja como se tornar um social media

Trabalho do social media: Veja como se tornar um social media

O trabalho do social media hoje em dia é bastante procurado por empresas que desejam ter uma presença on-line. Pensando nisso, resolvi trazer para meus colegas de profissão um material introdutório sobre o social media e algumas dicas bem legais.

Eu sei que pra quem é designer sempre aparecem oportunidades de trabalhos principalmente nas áreas de marketing e web design. Por esse motivo, aqui no meu blog eu tenho categorias com esses temas. Consequentemente, eu sempre trago conteúdos para abastecer os meus leitores com esses temas que eu amo de paixão! Bora mergulhar nesse conteúdo?

O trabalho do social media

O trabalho do social media vai muito além do design. O profissional de social media é o responsável por: planejar, criar, analisar, postar e interagir com o público através dos canais digitais. Dessa forma, requer um acesso / monitoramento constante sobre o segmento da empresa na qual você estará trabalhando.

A galera que trabalha com social media geralmente é bastante antenada com as novidades sobre as redes sociais e comunicação digital. Isso sobretudo devido ao fato que tem sempre novidades e muitas funções podem mudar de lugares outras serem descontinuadas.

Para trabalhar nessa área você ainda poderá criar e gerenciar campanhas de forma paga ou orgânica. As principais plataformas que oferecem opções de criação de campanhas patrocinadas da atualidade que eu mais curto são: Facebook, Instagram e Google. Mas, nada de te impedi de testar novas plataformas como linkedIn.

O pessoal da Rock content é pra mim uma das referencias no marketing digital. Por esse motivo, trouxe para você um vídeo explicativo sobre o trabalho do social media no marketing digital como um todo:

Por referencia a Rock content em marketing digital a Rock tem tem diversos conteúdos / cursos e ferramentas para trabalho no marketing.

Como se tornar um social media?

Que o trabalho do Social media é muito importante isso é indiscutível. Mas, você deve estar pensando que para se tornar um social media deve ser muito difícil… Não é tão difícil, mas requer esforço como tudo na vida!

Para se trabalhar nesse seguimento geralmente o profissional e formado em design gráfico, marketing, publicidade, jornalismo entre outras áreas relacionadas a comunicação. Mas, não é obrigatório que o profissional de social media seja graduado em alguma dessas áreas… Conheço vários profissionais que atuam sem ter graduação. O mais importante nesses casos é ter um bom domínio das redes sociais.

É indispensável ao social media as habilidades de:

  • Copywriter  – Produção de textos para conteúdos e legendas. O tipo de redação geralmente presente nas redes sociais em de Inbound marketing… Um tipo de comunicação em que visa se colocar no lugar do publico alvo da página. Dessa forma, conhecer gatilhos mentais e ter uma boa estratégia de comunicação é um dos pontos fortes de um social media.
  • Planejamento – Para que tenha um bom retorno das mídias é necessário realizar um planejamento traçando metas. Além disso, é ainda teremos que realizar ajustes no decorrer das campanhas.
  • Produção de campanhas – A produção de campanhas para as redes sociais e ou e-mail marketing é um dos pontos mais importantes do trabalho do social media. Estudar constantemente sobre a produção de campanhas pode gerar resultados bem legais. Eu mesma costumo realizar vários testes de públicos, criativos de anúncios e até mesmo campanhas com variados objetivos. Estudo sobretudo na central de ajuda do Facebook. Ainda sim é possível fazer cursos gratuitos no Facebook Blueprint. Aqui no blog você também poderá encontrar vários PDF’s gratuitos sobre as principais redes sociais para dar um start no seu aprendizado / atualização profissional.
  • Análise – O processo de analise das métricas relacionadas a página e/ou campanha é muito importe. Essa análise irá demonstrar os sinais em que devemos nos basear para manter ou trocar as estratégias.
  • Interação com o público  – Interagir com público de forma descontraída e leve garante a admiração e carinho do público. Dessa forma, procure sempre manter uma linguagem atraente ao público.
Glossário de marketing de conteúdo

O trabalho no mercado de marketing digital

O trabalho do social media é executar o marketing digital. Aqui no meu blog eu tenho uma categoria sobre marketing digital onde eu publico vários conteúdos relacionados ao tema. 

O marketing digital é uma área muito ramificada… Se você quer trabalhar com nesse segmento é importante focar na área que mais te agrada e acompanhar os conteúdos. Uma coisa que todo mundo que trabalha com social media teve fazer e se manter sempre atualizado com as novas ferramentas e estratégias de mercado.

Eu particularmente gosto muito de ler também livros relacionados ao marketing. Adoro os conteúdos do Philipe kotler o pai do marketing já me inspirou muito com seus conteúdos. Sugiro que você também pesquise e o acompanhe! Isso será um passo muito importante para o seu entendimento sobre o universo do Marketing.