Fotografia mobile está muito presente em vários segmentos e saber registrar uma imagem com qualidade usando o celular pode ser de grande valia. Mesmo que você não tenha equipamentos de última geração, e muito menos seja um fotografo, com alguns truques você poderá registrar belas imagens.
Em nossa última postagem, falamos sobre as semelhanças entre a fotografia e design gráfico. Fizemos uma pesquisa aprofundada sobre os fundamentos da fotografia e também integramos com algumas semelhanças de nosso amado design gráfico. Produzimos esse conteúdo introdutório a fotografia, onde inclusive listamos cursos gratuitos na área, para contribuir ainda mais com a sua qualificação profissional. Após conhecermos essas semelhanças entre as duas áreas podemos seguir e dar um passo a frente colocando literalmente a mão na massa.
Princípios da fotografia mobile
Depois de termos conhecidos a história da fotografia na matéria anterior é chegada a hora de conhecermos os princípios da fotografia. Na verdade, os princípios de fotografia abrangem todos os tipos de fotografia entre eles a fotografia mobile, que é o tema central dessa matéria. Os princípios da fotografia são: abertura da lente, velocidade de disparo e sensibilidade. Dominando esses fundamentos você será capaz de produzir imagens inspiradoras e com qualidade. Pode ficar tranquilo que iremos explicar a fundo cada um desses princípios para você arrasar em suas fotos.
Abertura – A abertura da lente controla a intensidade de luz. Quando a intensidade de luz é grande como em ambientes abertos ela fecha e em ambientes escuros a lente abre para captar mais luz. Se você quiser saber os níveis de abertura, eles são representados em f (f 1, f1.4, f 2.8, f4, f5.6, f8, f11, f16, f22). Lembrando que quanto menor for a abertura (f) maior será a abertura e captação de luz em ambientes escuros.
Velocidade de disparo – A velocidade de disparo é controlada pelo obturador. Quanto menor for a velocidade do obturador, maior será quantidade de luz que atingirá o sensor da sua câmera.
Sensibilidade – A sensibilidade também tem relação com a captação de luz do sensor. Os valores de sensibilidade são representados pelo número ISSO, ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800 etc. Quanto maior for o ISSO, maior será a captação de luz.
Em poder dessas informações você poderá ter mais firmeza na escolha de seu smartphone para realizar sua fotografia mobile. Nas próximas seções de conteúdos vamos continuar a descrever as especificações para poder ter o melhor custo benefício com seu celular.
Os melhores celulares de 2019 para fotografia
Como vimos seção de princípios da fotografia, estar atento a quantidade de luz que o aparelho é capaz de reproduzir diz muito respeito a qualidade das imagens. Existem também outros quesitos técnicos essenciais para uma boa reprodução de imagens pelo celular.
A seleção de celulares feita pelo site tudo celulares, traz 10 Celulares de iPhone passando por Motorola e Samsung. Ou seja, tem celulares para todos os gostos e preços. Confira a seleção completa dos 10 melhores celulares de 2019.
Se você está com pouca grana uma outra opção seria o Motorola Moto G6 que sai por volta de 700 reais. Como você pode perceber a lista conta com marcas e valores bem diferentes que podem ser empregados em diversas situações.
Um dos celulares que mais me chamou a atenção na lista foi o smartphone da Motorola, com ele você poderá produzir uma bela fotografia mobile. O Moto G6 está na faixa dos R$ 700 e é uma boa opção para você quer um aparelho de valor intermediário. Como apurou o site tudo celular, você terá fotos com bom nível de detalhes, ótimo contraste e sem o problema de fotos estouradas quando há forte iluminação, desde que sempre mantenha o HDR ligado. Fotos noturnas não têm tantos ruídos como outros nessa faixa de preço, e com o HDR ligado temos imagens ainda mais limpas. Ele também manda bem em fotos panorâmicas e o modo retrato funciona. A câmera frontal também registra boas selfies. Diferente do G7, o G6 não grava em 4K, mas a qualidade dos vídeos é boa. Só não espere gravar várias horas de vídeos, pois a bateria é seu ponto fraco.
Dicas para produção de fotografia mobile com qualidade
Foco – Encontrar o foco na fotografia é essencial para uma bela fotografia. Mantenha a câmera com firmeza isso evitará distorções nas imagens que serão capitadas.
Zoom – Usar o zoom na maioria dos smartphones contribui para a perda de qualidade das imagens.
Lente – se atente para um dos fatores essenciais para a reprodução das imagens que é a lente. Tome cuidados para evitar riscos e tombos.
Acessórios – A fotografia mobile exige alguns cuidados em especial com os equipamentos que estão envolvidos. Um dos principais e mais amados é tripé de câmera que pode ser utilizado também por smartphones, garantindo estabilidade no momento do disparo.
Enquadramento –Atente-se ao enquadramento das imagens. Consequentemente as imagens captadas ficaram mais bem enquadradas e evitará também capturas de objetos saiam tortos.
Regra dos terços – Eu particularmente gosto de ativar no celular as grades, e posiciono os objetos mais importantes em linhas. Seguindo essas dicas você irá conseguir reproduzir belas imagens e com equilíbrio entre as partes.
Distâncias e perspectivas – Você pode brincar com as distâncias e perspectivas diferentes em suas imagens. Dessa forma você poderá mostrar olhares diferentes sobre o mesmo objeto com o mesmo cenário.
Iluminação – Essa dica você já deve ter captado, ne? Já falamos muito sobre a exposição a luz e sua importância para uma câmera, mas se atente também a iluminação do seu cenário. Uma dica bem legal é deixar o objeto que será fotografado em um ambiente que seja iluminado, mas sem luzes fortes.
Desfoque – O efeito de desfoque tem como principal objetivo dar foco a um elemento central dentro da imagem. Além é claro de deixar a fotografia com um charme todo especial.
Pingback: Curso social media design gráfico gratuito: Treinamento 100% online
Pingback: Imagem de comida: Conheça vários bancos de imagens | Design gráfico