CMYK e RGB são modos de cores que são usados para diferentes aplicações em trabalhos gráficos que você já vai descobrir… Se você é nosso leitor sabe que por aqui já trouxemos matérias com esse tema que inclusive auxiliam na combinação de cores.
As cores são um fenômeno físico que se relaciona com a luz formando as cores! Por exemplo, a cor preta é percebida quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Dessa forma, concluímos que as cores se formam em função de como a luz é empregada ao objeto exposto. Se você não é muito ligado a física esse é um grande exemplo de como ela está presente na nossa vida.
Definir os modos de cores para seus trabalhos é essencial para o seu sucesso. Confira nesse guia os modos de cores existes e suas aplicações.
Não existem apenas modos RGB e CMYK de cores
Até fica parecendo que existem apenas RGB e CMYK como modos de cores, mas não é bem assim! Existem outros modos de cores que são empregados para funções específicas dentro do design gráfico. Dentre os modos de cores existentes podemos citar: Cores Lab; Tons de Cinza; Bitmap; Duotônico; Indexadas; Multicanal; e as nossas estrelinhas dessa matéria CMYK e RGB. Pode ficar tranquilo, vamos detalhar cada um deles para você ficar fera em modos de cor.
Essa falsa impressão que existem apenas dois modos de cores (RGB e CMYK) acontece devido ao fato de serem os modos mais conhecidos e utilizados. Esses dois modos de cores são usados respectivamente para imagens na web (RGB) e impressão (CMYK). Você pode estar se perguntando, o que acontece caso utilize uma imagem fora do modo correto para impressão? Basicamente, as cores que estão presentes nessa imagem vão sair de forma bem diferente do você visualiza no computador. Acompanhe nas próximas seções de texto a descrição completa de todos os modos de cor e suas respectivas funções.
Cor em modo RGB
O modo de cores RGB tem pois é composto pelas cores: vermelho, verde, azul que formam o modo RGB. As imagens que se utilizam dessas três cores são especificas para reprodução de cores em telas.
De uma forma mais técnica, as imagens são constituídas de pixels pequenas unidades que juntas formam uma imagem. Esses pixels contém pequenos elementos de cada item da imagem, no nosso caso aqui estamos falando dos pixels de cores!
O modo de cores RGB do Photoshop utiliza o modelo RGB, atribuindo um valor de intensidade a cada pixel. Em imagens de 8 bits por canal, os valores de intensidade variam de 0 (preto) a 255 (branco) para cada um dos componentes de cores RGB (vermelho, verde, azul) em uma imagem colorida. Por exemplo, uma cor vermelho brilhante pode conter um valor R de 246, um valor G de 20 e um valor B de 50. Quando os valores dos três componentes são iguais, o resultado é um tom de cinza neutro. Quando o valor de todos os componentes é 255, o resultado é um branco puro e, quando o valor é 0, o resultado é um preto puro.
Nas imagens de 8 bits por canal, os três canais são convertidos em 24 (8 bits x 3 canais) bits de informações de cores por pixel. Com imagens de 24 bits, os três canais podem reproduzir até 16,7 milhões de cores por pixel. Com imagens de 48 bits (16 bits por canal) e de 96 bits (32 bits por canal), é possível reproduzir ainda mais cores por pixel.
Modo de Cores CMYK
O modo CMYK é usado para preparar uma imagem que será impressa com as cores. Se for iniciar um projeto de design gráfico para impressão convém já deixa-lo em como CMYK. Confira também nosso guia para uma impressão sem defeitos, lá listamos todos os detalhes para uma boa impressão.
Tecnicamente falando, o modo CMYK,apresenta um valor de porcentagem é atribuído a cada pixel para cada uma das tintas de processo. Pequenas porcentagens de cores de tintas de processo são atribuídas às cores mais claras (realce), enquanto porcentagens mais altas são atribuídas às cores mais escuras (sombra). Por exemplo, um vermelho-claro pode conter 2% de ciano, 93% de magenta, 90% de amarelo e 0% de preto.
Embora o CMYK seja um modelo de cores padrão, a faixa exata de cores representadas pode variar, dependendo da impressora e das condições de impressão. O modo de Cores CMYK no Photoshop varia de acordo com a configuração da área de trabalho especificada na caixa de diálogo Configurações de Cores.
Cores em modo – Tons de Cinza
O modo Tons de Cinza utiliza tons diferentes de cinza na imagem que será impressa em Preto em branco. Esse modo de cor se diferencia dos modos CMYK e RGB já que nele as únicas cores presentes são o preto e o branco.
Tecnicamente falando, esse modo de cores poderá ter até 256 tons de cinza nas imagens de 8 bits. Cada pixel de uma imagem em tons de cinza possui um valor de brilho que varia de 0 (preto) a 255 (branco). Em imagens de 16 bits e 32 bits, o número de sombras em uma imagem é muito maior do que em imagens de 8 bits. Os valores de tons de cinza também podem ser medidos como porcentagens de cobertura de tinta preta (0% é igual a branco e 100% é igual a preto). O modo Tons de Cinza usa o intervalo definido pela configuração da área de trabalho especificada na caixa de diálogo Configurações de Cores.
Modo Multicanal
Esse modo de cores utiliza-se mais para impressões especializadas. Esse modo de cores contêm ainda 256 níveis de cinza em cada canal. Imagens no modo Multicanal podem ser salvas no formato Photoshop, PSB (Formato de Documento Grande), Photoshop 2.0, Photoshop Raw ou Photoshop DCS 2.0.
Os arquivos com modo de cores em multicanal exigem alguns cuidados especiais, por esse motivo você deve se atendar a alguns fatores. Como por exemplo:
- Não há suporte para as camadas e, portanto, são aplanadas.
- Os canais de cores na imagem original tornam-se canais de cores spot na imagem convertida.
- A conversão de uma imagem CMYK em modo multicanal cria canais de spot ciano, magenta, amarelo e preto.
- A conversão de uma imagem RGB em modo multicanal cria canais de spot ciano, magenta e amarelo.
- A exclusão de um canal de uma imagem RGB, CMYK ou Lab converte automaticamente essa imagem no modo Multicanal, aplanando as camadas.
- Para exportar uma imagem multicanal, salve-a no formato Photoshop DCS 2.0.
Cores Indexadas
Esse modelo de cores pode reduzir o tamanho do arquivo e manter a qualidade visual necessária para apresentações de multimídia, páginas da Web, entre outros. Para uma edição abrangente, é necessário converter temporariamente em modo RGB. Arquivos de cores indexadas podem ser salvos nos formatos Photoshop, BMP, DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine), GIF, Photoshop EPS, Large Document Format (PSB), PCX, Photoshop PDF, Photoshop Raw, Photoshop 2.0, PICT, PNG, Targa® ou TIFF.
Tecnicamente falando, modo Cores Indexadas produz arquivos de imagem de 8 bits com até 256 cores. Ao converter em cores indexadas, o Photoshop cria uma tabela de busca de cores (CLUT, color lookup table), que armazena e indexa as cores na imagem. Se uma cor na imagem original não estiver exibida na tabela, o programa escolherá a cor mais próxima ou utilizará o pontilhamento para simular essa cor com o uso das cores disponíveis.
Modo Bitmap
O modo Bitmap utiliza um entre dois valores de cor (preto ou branco) para representar os pixels em uma imagem. Imagens no modo Bitmap são chamadas de imagens de 1 bit em bitmap porque possuem uma profundidade de bits de 1.
O formato de imagem bitmap, geralmente possuem maior resolução de imagem e apresentam consequentemente maior qualidade.
Modo Duotônico
Diferindo dos modos CMYK e RGB, o modo Duotônico cria imagens em tons de cinza monotônicas, duotônicas (duas cores), tritônicas (três cores) e quadritônicas (quatro cores) com uma até quatro tintas personalizadas.
Modo de Cores Lab
O modelo de cores CIE L*a*b* (Lab) tem base na percepção humana da cor. Os valores numéricos no Lab descrevem todas as cores vistas por uma pessoa com visão normal. Como o Lab descreve a aparência de uma cor, em vez de descrever a quantidade um colorante específico necessária para um dispositivo (como um monitor, impressora de mesa ou câmera digital) produzir cores, ele é considerado um modelo de cores independente do dispositivo. Os sistemas de gerenciamento de cores usam o Lab como uma referência de cores para transformar uma cor de um espaço de cores em uma cor de outro espaço de cores, de maneira previsível.
O modo de Cores Lab possui um componente de luminosidade (L) que pode variar de 0 a 100. No Seletor de cores da Adobe e na paleta de cores, o componente a (eixo de verde-vermelho) e o componente b (eixo de azul-amarelo) pode variar de +127 a –128.
Imagens Lab podem ser salvas no formato Photoshop, Photoshop EPS, Formato de Documento Grande (PSB), Photoshop PDF, Photoshop Raw, TIFF, Photoshop DCS 1.0 ou Photoshop DCS 2.0. É possível salvar imagens Lab de 48 bits (16 bits por canal) no formato Photoshop, Formato de Documento Grande (PSB), Photoshop PDF, Photoshop Raw ou TIFF.
Conclusão: Os modos RGB e CMYK
Como visto no decorrer da matéria essas duas modalidades de cores têm aplicações específicas para cada destinação. Aqui vimos também que não exitem apenas os modos de cores em RGB e CMYK.
Podemos encontrar ainda outras tonalidades / modos de cores para aplicação no design gráfico. Conhecer os modos de cores e suas aplicações é uma obrigação para um designer profissional. A utilização errada de um modo de cor pode prejudicar um projeto inteiro.
Referência: https://helpx.adobe.com/br/photoshop/using/color-modes.html
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