Qual formato de imagem devo usar? Parece difícil entender quais os formatos de imagens que existem e suas finalidades, mas não é! Com o tempo você vai salvar as imagens nos formatos corretos automaticamente.
Ao longo da matéria vou te explicar detalhadamente para que serve qual formato de imagem e quando usar. Se você está acostumado a usar apenas JPG e PNG eu vou te mostrar um universo de novas possibilidades.
Divide o conteúdo em tópicos onde será mais fácil para você entender a finalidade de cada formato de imagem. Consequentemente, será mais prático o entendimento para a utilização de cada tipo de imagem.
Qual formato de imagem recomendado para a WEB?
1 – WEBP – Para quem trabalha com desenvolvimento de sites já deve saber que o Google se preocupa muito com o tempo de carregamento das páginas. Pensando e deixar as páginas cada vez mais leves o Google lançou o formato de imagem WEBP. O Google lançou em 2010 esse novo formato de imagem que reduziria o tamanho do arquivo para proporcionar um carregamento mais rápido sem perder a qualidade.
Em comparação com o JPEG o WEBP tem uma qualidade superior, mesmos sendo mais leve. Mas, como a maioria das pessoas já estão acostumadas a usar o JPEG esse novo formato ainda não se popularizou.
2 – JPEG (Joint Photographic Experts Group);
Os arquivos em formato JPEG são amplamente utilizados, por terem uma compactação que permite uma boa qualidade da imagem sem se tornar um arquivo muito pesado.
Arquivos com essa extensão são bastante usados em websites, pois eles apresentam um tamanho reduzido que é facilmente carregado em uma página. No entanto, esse formato não é recomendado para logotipos, já que a compactação pode fazer com que as linhas da imagem fiquem distorcidas e irregulares.
3 – GIF (Graphics Interchange Format);
Qual formato de imagem o GIF representa? Esse foi um dos primeiros formatos de imagem projetados para os computadores da era dos 8 bits. Mas, hoje em dia a utilização dele é pouco recomendada para trabalhos que requiram qualidade de imagem. Mas, o GIF é amplamente utilizado em animações da internet e podemos encontrar uma infinidade de memes com essa extensão. Além disso, ele pode ser útil na criação de ícones, pois permite a criação de imagens com fundo transparente.
Formatos de imagem com qualidade superior:
1 – PNG (Portable Network Graphics);
O PNG foi criado para “melhorar” o formato GIF, por esse motivo eles têm algumas semelhanças a principal diferença é a maior qualidade das imagens. Suas possibilidades de aplicação são: fundo transparente, compressão sem perdas e até animações que são bem semelhantes ao GIF, mas com uma qualidade superior mais pesado.
2 – TIFF (Tagged Image File Format);
O TIFF tem uma qualidade muito boa, já utiliza uma compressão sem perdas e rica em detalhes. Mas, como ele também gera arquivos pesados, o que pode dificultar seu uso na internet. Sendo seu uso mais restrito a artistas e profissionais que precisam de uma qualidade superior em seus trabalhos como fotógrafos.
3 – EXIF (Exchangeable Image File Format);
É muito parecido com o TIFF, suportando 8, 16, 24 e até 48 bits de cores, portanto, é altamente recomendado em situações onde a qualidade final da imagem é muito mais importante do que o tamanho do arquivo, como em imagens de momentos especiais, por exemplo.
No mercado já existem algumas câmeras digitais de alta qualidade que salvam a captura em EXIF sem a perda de nenhum detalhe. Ainda não é muito reconhecido e alguns programas, como os navegadores, não o suportem nativamente, deixando-o restrito a aplicações específicas.
4 – SVG (Scalable Vector Graphics)
O SVG utilizado para a criação de gráficos e animações de alta qualidade, tendo também um peso maior. Tendo uma ótima adaptabilidade em diferentes tamanhos e formatos de tela sem perdas de qualidade.
Principais extensões (formatos) de arquivos:
Para facilitar ainda mais o seu entendimento sobre qual formato de imagem utilizar vou apresentar também as principais extensões de imagens. As extensões de imagens de imagens para apresentam sufixos que representam seu programa oriundo. Consequentemente, para executar essa extensão você deverá utilizar um programa compatível.
Conheça algumas das principais extensões empregadas em imagens:
.jpg – formato em extensão de imagem comprimida;
.pdf – extensão de arquivos que que é necessário o uso do programa Adobe Acrobat Reader para visualizar;
.rar – Essa extensão representa arquivos muito comprimidos que para sua visualização será necessária a descompactação usando programas como o Winrar, entre outros;
.zip – extensão de formato muito parecido com o .rar e também funciona para comprimir arquivos e imagens;
.PSD – Formato de arquivo do Photoshop;
. CDR – Formato de arquivo CorelDraw;
.EPS – Formato de arquivos nativos do Illustrator;
Pingback: Imagens PNG gratis: Conheça os principais bancos de imagens PNG
Pingback: Desenhos CorelDraw para baixar gratuitamente em vetor | Design gráfico
Pingback: Vários modelos de panfletos gratis e editáveis | Manipulação no Photoshop
Pingback: Glossário design gráfico: Conheça os principais termos | Design gráfico