Vários de profissionais de Design se utilizam da Psicologia das Cores para dar significados e transmitir sensações cromáticas e quem vê esse trabalho gráfico sente em seu íntimo o desejo de realizar uma ação sugestiva.
Cada cor gera sensações e emoções específicas nas pessoas. Consequentemente, várias agências de publicidade, apostam nessa estratégia para influenciar compras.
Por exemplo: Ao transmitir a cor correta em seu anúncio ou identidade visual, a empresa associa determinadas emoções à marca e incentiva determinadas ações junto ao público.
Entender seu público alvo
No marketing um dos pilares para uma boa conversão é conhecer seu público ideal (persona). Para se utilizar as cores, de forma efetiva não poderia ser diferente!
Entender o cérebro do cliente, seu contexto cultural e social, suas preferências e valores é essencial para qualquer campanha.
O estudo prévio das cores ajuda a determinar portanto, o significado que ela terá junto ao cliente. Além disso, podem remeter emoções e assim criar conexão entre a marca e o cliente.
Hoje em dia para a nosso felicidade, existem inúmeros estudos sobre preferência de cores para tomarmos como exemplo. Além disso, não deixe de pesquisar sobre as emoções transmitidas por cada tom, para ter certeza que está no caminho correto.
Ferramenta
Existe uma ferramenta muito útil que vai te auxiliar a encontrar “o tom” junto ao seu público.
O Grasshopper disponibiliza um teste, em inglês, que te ajudará a encontrar as melhores tonalidades. Nele, você encontrará perguntas que te levam a descrever o seu público-alvo, como “quais hábitos de compra melhor descrevem seus clientes?”. Após apenas 7 perguntas, o teste informa qual é a cor que mais combina com as suas escolhas.
O teste se baseia em vários artigos, pesquisas e outros materiais científicos para determinar os resultados.
Conheça alguns dos sentimentos despertados pelas cores:
As cores têm diferentes efeitos psicológicos sobre as pessoas, como já comprovado por pesquisas.
Os efeitos das cores são:
• Vermelho: Paixão, entusiasmo, encontro entre pessoas. Estimula ações agressivas;
• Amarelo: Concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto. Está associado a positividade e a boa sorte;
• Laranja: Equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria. Além de ser atraente e aconchegante;
• Verde: Esperança, abundancia, cura. Estimula momentos de paz e equilíbrio. É a cor da revelação, também representa a ganância.
• Azul: Purificação, expulsa energias negativas. Favorece a amabilidade, a paciência a serenidade. Estimula a busca da verdade interior;
• Lilás: É a cor que tem mais influência em emoções e humores. Também está ligada a intuição e a espiritualidade;
• Branco: Purificação e transformação. Representa a perfeição e o amor divino. Estimula a imaginação e a humildade. Produz a sensação de limpeza e claridade, além de frieza e esterilidade;
• Preto: Luto, medo respeito e elegância.
• Rosa: Romantismo, otimismo, ternura e amizade
Conclusão
Resumimos para você o que é psicologia das cores, alguns dos significados e inclusive indicamos uma ferramenta muito top para te auxiliar no processo de estudo das cores para seu público. Vimos que cada cor pode produzir muitos efeitos, que podem ser usamos para que o público alvo realize determinadas ações como pré determinado na concepção da campanha.
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