O contrato designer grafico é umas das principais preocupações de designer gráficos além é claro de realizar seu trabalho e a precificação no design gráfico. O contrato é garante segurança tanto para o cliente, quanto para o prestador do serviço, em nosso caso o designer gráfico. Mas, você pode ficar tranquilo vamos te ajudar a montar o seu contrato e a entender as cláusulas.
Montando um contrato designer grafico
Geralmente as dúvidas começam já nas primeiras linhas do contrato. Afinal de contas, ninguém nasceu sabendo, e fazer a identificação das partes pode ser um pouco confuso. Vou iniciar explicando o que é contratante e contratado.
- O contratante é o seu cliente e quem é o contratado você o prestador do serviço.
- Os dados pessoais ou de pessoa jurídica (Empresa) a serem utilizados no contrato é CNPJ. No caso seja pessoa física CPF e RG. A apresentação desses dados garantem a identificação tanto do contrato, quanto do contratante. Em posse desses dados você pode solicitar na Justiça que as cláusulas sejam cumpridas.
- O objetivo do contrato designer grafico deve apontar o serviço que será desempenhado pelo contratado (prestador do serviço). Especifique o que será realizado, isso garante que não terá de realizar mais o que está estabelecido.
- Valor e pagamento essa sem dúvida é a maior preocupação a garantia de pagamento. Nesse espaço coloque os valores, caso tenha dúvidas quanto a precificação veja poste em nosso blog. A forma de pagamento também deve ser descrita, assim como também quando será pago os valores. Alguns designers costumam solicitar 50% antes de iniciar o trabalho e o restante assim que conclui.
- As cláusulas do contrato para designer gráfico devem conter assim como em qualquer contrato as normas que foram estabelecidas entre as partes. Ou seja, nesse espaço você deve descrever todos os detalhes possíveis da arte que será criada. Aqui você contratado descreve prazos e a quantidade de alterações que poderão ser solicitadas. Enumerando a quantidade de alterações você estará se protegendo de perder tempo e dinheiro alterando trabalhos desnecessariamente.
Cláusulas importantes em um contrato para designer
Neste tópico vamos apresentar as principais ferramentas legais que você pode usar para evitar dor de cabeça e até mesmo o calote. Você deve enumerar tudo que será produzido, o prazo, os termos para realizar o trabalho e também deve apresentar os termos de rescisão.
- As condições para executar o serviço devem conter todas as informações para a realização do trabalho. Isso pode ficar mais fácil com o auxilio do briefing que é um guia para a realização de um projeto de design gráfico. anexe também um cronograma de ações e prazo para a finalização.
- Lembre-se também que todo contrato deve especificar a sua duração.
- Uma das partes mais importantes em um contrato designer grafico são obrigações de cada parte. A obrigação sua como contratado é prestar o serviço que foi designado pelo contratante. Já o contratante de pagar o valor acertado no contrato.
- Pense também em cláusulas caso sera necessário rescindir o contrato design grafico. Ou seja, aqui você especifica o que acontecerá se o contrato for rescindo por uma ou ambas as partes.
Formalização trabalho de Design gráfico
Se você quer conhecer o modelo de contrato designer grafico, veja um modelo utilizado pelos nossos parceiros do Clube do Design. Nesse vídeo é feita uma análise sobre todos os componentes essenciais para um contrato para a criação de identidade visual. Com base nas informações desse vídeo você terá uma boa ideia de como criar seu contrato e como garantir seus direitos.
Para garantir a validade legal de seu contrato procure se informar a fundo com um advogado! Dessa forma, você garante que todos os termos e cláusulas que compõem o contrato designer gráfico que você está criando terá valor legal.
Pingback: Glossario design grafico: Conheça os principais termos | Design gráfico
Pingback: Designer gráfico freelancer: Veja guia de atuação | A ideia digital
Pingback: Kit design grafico com diversas ferramentas profissionais | A ideia digital
Pingback: Guia freelancer para atuação como Designer gráfico | Freelancer