A entrevista designer não é diferente das demais entrevistas… Desde a minha primeira entrevista onde não fui contratada até a ultima onde fui contratada guardo na lembrança um frio na barriga. Antes eu achava que era pelo fato de ter pouca experiência, mas hoje eu sei que não é apenas isso. Passei por aproximadamente 6 entrevistas de emprego que sempre mexiam com meu emocional. Afinal de contas, eu estava sendo avaliada pela minha competência e isso mexe com o ego de qualquer pessoa!
Pensando nisso, eu revolvi trazer para os leitores do meu blog algumas técnicas bem legais para você conseguir se apresentar bem em sua entrevista. Consequentemente, esse é um dos passos mais importantes para conseguir a vaga de emprego que você tanto quer.
O currículo designer gráfico
Na entrevista designer, busque falar naturalmente sobre suas habilidades inseridas no seu currículo. Fale com entusiasmo e amor sobre seu trabalho e funções. Quando for perguntado sobre quais áreas menos gosta seja sincero, mas mantenha a classe. Afinal, você ainda precisa realizar essas funções chatas para conseguir finalizar com excelência o seu trabalho.
Não se esqueça de levar uma cópia do seu currículo para entregar ao entrevistador. Isso geralmente é solicitado quando a entrevista é marcada. Mas, é recomendável levar mesmo que não tenha sido solicitado…
Se você estiver sem inspiração para criar um currículo criativo para designers aqui no blog eu trouxe vários modelos de currículos criativos e editáveis. Dessa forma, você terá uma base de criação para o seu currículo.
Outro coisa que muitos fazem para conseguir um emprego é mentir no currículo ter habilidades que ainda não tem! Nunca faça isso. Esse tipo de coisa pode ser muito fácil de descobrir e pode gerar um desconforto muito grande quando descoberto. Além disso, dependendo da gravidade pode ser motivo até mesmo para uma demissão.
Portfólio design gráfico
Na entrevista designer, você certamente você será perguntado pelo seu portfólio e tipos de trabalhos já praticados. Dessa forma, você deve ter um bom portfólio com seus melhores trabalhos. Aqui no blog eu montei um guia de como fazer portfolio para designer grafico. Nesse material, tem várias dicas para você estruturar seus melhores trabalhos e arrancar elogios dos recrutadores e/ou clientes.
Sem dúvidas em entrevistas para cargos relacionados ao design gráfico o portfólio pode ser seu grande aliado! Então não deixe de caprichar na produção do seu. Além disso, fale também sobre o processo criativo que o levou ao resultado final de algumas peças. Isso é sempre bem visto tanto por clientes como por recrutadores!
Falar sobre as técnicas e ferramentas que você domina como designer também pode ser um ponto positivo… Dessa forma, não deixe de falar se houver a oportunidade!
Emprego anterior
Sim, esse ponto é sempre levantado pelo recrutador! Consequentemente, fale com naturalidade sobre suas funções anteriores e evite falar mal de colegas / chefes. Mesmo que não tenha sido uma experiência legal para você tente falar dos pontos positivos do emprego anterior. Tudo na vida tem o lado positivo e negativo, mas busque apenas falar de coisas positivas. Afinal de contas, ninguém gosta de ouvir histórias ressentidas e implicantes. Esqueça o que não deu certo e foque em coisas boas! Lembre-se pensamentos positivos geram ações positivas…
Se você não tem experiência anterior, destaque sua força de vontade em trabalhar. Eu mesma quando fui fazer entrevista e ainda não tinha experiência comprovada em carteira falei de alguns freelas. Outra coisa que destaquei foi os cursos que já havia que vinha realizando com foco em design / comunicação. Dessa forma, eu consegui uma vaga de experiência por 3 meses e ao final do período fui contratada.
Entrevista designer gráfico
No momento da entrevista não se sinta menos que o recrutador ele não é melhor que você! Apenas converse de forma educada e respeitosa. Mas, você não precisa temer muito menos se colocar em posição inferior…
Trouxe nessa matéria algumas dicas de como se portar na entrevista designer. Partilhei também algumas das minhas experiências em entrevistas…