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Glossário de marketing digital: Principais métricas e termos do marketing

Glossário de marketing digital irá trazer ao seu conhecimento os principais termos do marketing digital. Consequentemente, você estará ainda mais familiarizado com o marketing digital. Dessa forma, conseguira muito mais resultados em seu trabalho online. 

O marketing digital está em plena expansão e estudar técnicas de marketing garantirá ao profissional de design gráfico mais um serviço em seu portfólio. Como venho dizendo nas ultimas matérias de tema marketing digital, nosso blog tem como foco principal o design gráfico. Mas, o marketing digital e o design gráfico caminham lado a lado. Dessa forma, pretendo trazer cada vez mais conteúdos sobre marketing. Afinal de contas, o marketing para mim não é apenas uma paixão ele se integra em muitas vezes com o design gráfico. Consequentemente, aprender técnicas de marketing digital será de grande valia para qualquer profissional da área.

Assim como fizemos para o design gráfico trazendo um glossário design gráfico com o principais termos usados nesse segmento. Resolvemos trazer também um glossário de marketing digital que irá te ajudar a entender os principais termos do marketing digital.

Glossário de marketing digital com principais termos do marketing digital

O glossário de marketing digital com o principais termos do marketing digital será dividido em tópicos para facilitar o entendimento. Esse material tem como fonte de referencia o material da LeadLovers.

Essa não é a primeira vez que trouxemos conteúdos de ponta dessa empresa referencia em automação de vendas online. Recentemente, apresentamos 5 apostilas de marketing digital em PDF. Esse material é muito rico em informações e recomendo muito a sua leitura. Os 5 E-books apresentados na matéria são:

  1.           Como iniciar no marketing digital
  2.           Aplicar o marketing digital no seu negócio
  3.            Facebook ads guia completo para criar a sua primeira campanha
  4.            Marketing de relacionamento e automação de marketing
  5.            Funil de vendas o conteúdo ideal para cada etapa de vendas

Sem dúvidas esse material pode ser a ponte para um início de sucesso no marketing digital.

Voltando ao tema central que é nosso glossário de marketing digital, quero comentar que os termos do marketing digital serão divididos em tópicos para facilitar o entendimento. Consequentemente, teremos os tópicos:

·         E-mail Marketing

·         Experiência do Usuário

·         Funil de Vendas

·         Links Patrocinados

·         Marketing de Conteúdo

·         Mobile Marketing

·         Otimização para mecanismos de buscas (SEO)

·         Pesquisa de Mercado

·         Redes Sociais

·         Vídeo Marketing

Entender cada um desses processos irá te proporcionar maior habilidade com as ferramentas disponíveis no marketing digital. Aqui em nosso blog você também encontra um conteúdo muito interessante sobre a iniciação no marketing digital. Nesse conteúdo apresentamos de forma simples e prática os principais tipos de marketing digital.

1 – Glossário métricas de E-mail Marketing

O E-mail Marketing é a estratégia visa levar as seus prospectes a assinarem sua lista de e-mail para receberem ofertas e conteúdos. Hoje em dia temos várias ferramentas de e-mail marketing disponíveis para você utilizar em suas estratégias de comunicação. Dessa forma, acompanhar no glossário de marketing digital as métricas dessa modalidade de mkt é essencial.

Glossário do email marketing

Vejamos a seguir, algumas das principais métricas do E-mail Marketing:

Database Size – Conhecido também como o tamanho do banco de dados, se trata da métrica que nos mostra o potencial de conversões, ou seja, o que poderemos obter através deste banco de dados quando disparamos um e-mail marketing.

Delivered Rate – Mais conhecida como taxa de entrega, esta métrica demonstra o número de e-mails recebidos pelos destinatários. É importante para mensurar a qualidade do banco de dados (mailing) e também para saber se os e-mails estão indo para a pasta de spam do lead.

E-mail Open Rate – A Taxa de Abertura de E-mail indica quantos e-mails foram abertos e lidos pelo potencial cliente.

E-mail Opt-Out Rate – Já a Taxa de Cancelamento de Inscrição mede quantas pessoas estão clicando no link de cancelamento, para parar de receber newsletters e e-mails de promoção, etc. Um dado importante: quando a taxa é superior a 5% em um mês, deve-se reelaborar a estratégia adotada até então.

Número de Cliques –Refere-se a quantidade de cliques que os links que constam no conteúdo do e-mail receberam.

2 – Glossário com métricas de Experiência do Usuário

Em nosso glossário do marketing digital achamos bastante interessante trazermos esse tópico de experiência do usuário. Conhecida como UX – a Experiência do Usuário busca a melhor relação entre o cliente e o seu produto/serviço.  Algumas métricas importantes servem como base para que essa experiência seja cada vez mais otimizada.

Glossário experiencia do usuário no marketing digital

Exemplos de métricas que você poderá se embasar neste sentido:

Cliques No Botão – Sempre que você promove um CTA (Call to Action, ou seja, uma chamada para a ação), o cliente pode ou não clicar no botão para se inscrever em um curso, assinar uma newsletter ou, até mesmo, para baixar um e-book. O número de cliques neste botão é uma boa métrica para corroborar com estratégias assertivas da UX.

Taxa De Retorno – Mede quantas vezes o lead retorna à página visitada. Pode indicar que ele está interessado em algum serviço ou conteúdo, por exemplo.

Velocidade De Carregamento – Mensura o tempo que uma página carrega e abre. Se há uma certa demora, temos um indicativo de que algo está errado, e fatalmente o cliente acaba desistindo de acessar.

3 – Glossário das métricas de Funil de Vendas

Em nosso glossário de marketing digital não poderia faltar o assunto funil de vendas. Com um funil de vendas você consegue especificar todos os estágios que um prospecte passa até chegar a conversão.  

Glossário de marketing - Funil de vendas
Representação de um funil de vendas

Sendo necessário entender antes de mais nada os 3 principais estágios do funil para adequar a comunicação em todos eles. O funil tem estágios: Topo do funil, meio de funil e fundo de funil, onde geralmente acontece a conversão.  Acompanhe nosso glossário de marketing digital tema funil:

Topo de funil Aqui acontece o primeiro contato com o prospecte. Nesse ponto do funil devemos trabalhar com a atração dos visitantes e a solução de seus problemas. Essa fase é tem como objetivo principal a aproximação do prospecte com o preenchimento de seus dados tornando um lead.

Meio de funil – Devemos gerar conteúdo ainda mais conteúdos de valor para nutrir as leads. 

Fundo do funil Aqui os Leads já conhecem o produto e também já confiam em na marca. Esse é o momento onde geralmente acontece as conversões de vendas. 

Crescimento De Inscrições – Se refere ao número de inscritos na página, é a taxa de conversão das pessoas que chegaram até seu site, como visitantes, e se tornaram leads ao se inscreverem para receber algum conteúdo, ou baixar materiais, acessar cursos, etc.

 Leads Qualificados (crescimento ) – Durante a jornada de compra no funil de vendas, a taxa de crescimento de leads qualificados aponta quem está com interesse real na empresa e serviços.

Crescimento De Vendas – Taxa referente a quantidade de vendas fechadas, ou seja, quando o lead se torna cliente.

4- Glossário métricas de Links Patrocinados

Em nosso Glossário de marketing digital não poderíamos deixar de trazer os termos do marketing digital mais usados em links patrocinados. Os Links patrocinados são anúncios pagos em páginas de busca como Google e Bing. Em geral, é cobrado da empresa o número de cliques que os links receberam. Esse tipo de publicidade vem crescendo cada vez mais e tem tido resultados positivos e animadores.

Glossário de campanhas patrocinadas no mkt digital

As principais métricas de Links Patrocinados são:

Backlinks – São links inseridos em um conteúdo online, muitas vezes internos e que direcionam o usuário para demais conteúdos do blog ou site da empresa. Estes links também podem ser externos, ou seja, estão no site de uma empresa parceira que direciona para o seu site.

Cliques No Anúncio – Com esta métrica, temos dados de quantas pessoas clicaram diretamente no anúncio veiculado.

CPC – Custo por Clique mede o valor médio pago a cada clique.  

CTR –  Essa métrica aponta a razão entre a impressão e o número de cliques que ele teve.

CPA – Essa métrica apresenta o custo por aquisição. Consequentemente, apresenta o valor gasto para que cada conversão aconteça.

Impressões de anúncios –  Aponta quantas vezes o anúncio foi exibido durante a campanha.

Custo Por Clique (CPC) – Métrica bem popular, permite que a empresa defina o orçamento máximo a ser pago por cada clique nas campanhas.

Leads gerados – Aponta quantos usuários se cadastraram em caixas de e-mails ou formulários para receber determinado conteúdo.

Taxa De Conversão – Tendo em mãos o número de visitantes e o número de conversões, a taxa de conversão é resultante da divisão entre V (visitantes) e C (conversões). Com isso, é possível realizar uma análise mais plena do desempenho da campanha e identificar o alcance online.

5 – Métricas de Marketing de Conteúdo

Nosso glossário de marketing digital foi dividido em várias seções de conteúdos para facilitar o entendimento sobre cada processo. Nesse bloco de texto vou apresentar os principais termos de métricas do marketing de conteúdo.

Glossário de marketing de conteúdo

Algumas das métricas mais significativas para mensurar como estão as estratégias são:

Custo Por Lead – O CPL, ou Custo Por Lead, esclarece qual o valor do lead gerado. Para obter este dado, basta pegar o montante investido e dividir pela quantidade de leads que foram criados.

Leads Adquiridos – Taxa que demonstra o número de visitantes que chegaram no site por meio do conteúdo disponibilizado (blog, por exemplo) e que se tornaram leads.

Retorno Sobre O Investimento (ROI) – Esse é sem dúvidas um dos termos que deveria estar presente em nosso glossário de marketing digital. Essa métrica aponta se o valor investido no marketing está gerando retorno ou não. Acompanhe Matéria completa sobre o ROI – Retorno sobre o investimento em nosso blog.

Taxa De Downloads – Importante métrica que, por meio do número de downloads, fornece dados que medem em qual nível de interação e engajamento o lead se encontra com a empresa.

Taxa De Rejeição – Conforme nos diz o Google, “taxa de rejeição, ou bounce rate é a métrica que irá sinalizar o percentual de sessões de uma única página (ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela)”.

Tempo De Permanência Na Página – Métrica que sinaliza a média de tempo em que o usuário fica no site e/ou página da empresa. Uma boa métrica neste sentido otimiza o site, haja vista que o tempo médio é item considerado pelo Google no posicionamento do site nas buscas.

6 – Glossário de métricas de Mobile Marketing

Chegamos a uma das partes mais promissoras de nosso glossário de marketing digital! As métricas que venho acompanhado tem mostrado que cada vez mais temos usuários de celulares (mobile) acessando a internet.

Devido a esse fato surgiu o Mobile Marketing, que são estratégias de marketing focadas na atração de leads e conversão deles em clientes, com foco nos dispositivos móveis.

Glossário marketing mobile

As principais métricas de Mobile Marketing são:

Aquisição Por Dispositivo – Conforme nos diz o Google, a aquisição por dispositivo “combina métricas de atribuição e tráfego para que você possa ver a relação entre aquisição e conversão”.

Downloads Do Aplicativo – A quantidade de downloads realizados do aplicativo da empresa.

Receita Por Usuário – Métrica que fornece os números referentes ao retorno sobre investimento destinado a cada usuário do site mobile e/ou aplicativo.

Velocidade Da Sessão – O tempo necessário em média, para que uma sessão possa carregar.

7 – Otimização para mecanismos de buscas (SEO) glossário

O glossário de marketing digital chegou a um dos tópicos importantíssimos para quem quer ver seu site nas primeiras posições no Google.

Glossário do SEO

O SEO (Search Engine Optimization – ou mecanismo de otimização de busca) é capaz de promover maior relevância ao seu site, por meio da busca orgânica de palavras-chave, por exemplo.

O trabalho de SEO vem vem se expandindo cada vez mais. Para os próximos anos ele é visto como uma das tendências para atuação de novos profissionais mais fortes, dentro do marketing digital.

Algumas métricas de SEO:

Fontes De Tráfego – Sinaliza a origem do tráfego que chega até o site. Identificar as fontes mostra quais estão mais relevantes, se são oriundas de tráfego pago ou orgânico, etc.

Novos Visitantes – Quando alguém acessa o site pela primeira vez. No momento em que ele passa a acessar mais vezes no decorrer do dia, ou posteriormente, ele deixa de ser um novo visitante e se torna um visitante único.

Taxa De Conversão – Mede não somente vendas, pois varia do objetivo. Pode mensurar também o número de visitantes que se tornaram leads, entre outros.

Tráfego Orgânico – Métrica relacionada a busca no Google sem que você tenha pago diretamente para isso.

Volume De Buscas – Pode ser medido pelo Google Trends, por exemplo. Mostra o quanto uma palavra-chave ou termo é buscado no Google.

8 – Glossário de métricas de Pesquisa de Mercado

O glossário de marketing digital visa trazer todos os principais termos do marketing digital ao seu conhecimento. Consequentemente, demos mostrar todos os caminhos até a conclusão do seu objetivo. Por esse motivo estamos trazendo as principais informações sobre a pesquisa de mercado.  

Guia pesquisa de mercado

Avaliação Média Do Negócio – Fornece dados que demonstram de que maneira os clientes enxergam seu negócio/empresa.

Causa Comum De Insatisfação – Sinaliza os pontos que causam maior insatisfação e aborrecimento nos clientes.

Índice De Satisfação Do Cliente – Fatores que estão suprindo as necessidades e satisfazendo os clientes.

Taxa De Clientes Que Voltariam A Fechar Um Negócio

Número de ex-clientes que voltariam a realizar negócios com a empresa.

A avaliação de todos esses itens irá apontar qual é a situação atual do seu negócio e como poderemos melhora-la. Acompanhe em nosso blog como fazer marketing estratégico no seu negócio.

9 – Métricas de Redes Sociais glossário 

A temática de redes sociais em nosso glossário do marketing digital levará a você os principais termos nesse segmento. Consequentemente, você será capaz de gerir perfis nas redes sociais com muito mais assertividade.

Guia métricas redes sociais

Alcance Da Publicação – Qual o número de pessoas atingidas pelas postagens e conteúdos disponibilizados nas redes sociais? É o que indica esta métrica.

Cliques No Link – Número de cliques dados nos links que direcionam a páginas de destino específicas.

Crescimento De Seguidores -Mede o número de fãs que a empresa nutre nas redes sociais.

Dias E Horários Com Maior Engajamento – Essa métrica apresentado em nosso glossário do marketing digital é sem sombras de dúvidas muito importante. Ela Mede quais horários mais favoráveis para publicações, trazendo mais retorno.

Engajamento – A métrica de engajamento é o que indica como está o envolvimento e relacionamento dos leads com a empresa. A interatividade pode ser medida por meio de likes, reações, compartilhamentos, etc.

Menções Sociais (Positivas Ou Negativas) – O que estão falando da empresa nas redes. Elogios, críticas, reclamações, sugestões, e tudo que mencione a marca/empresa.

10 – Glossário das métricas de Vídeo Marketing

Nosso glossário de marketing digital trazer asa métricas de vídeo marketing é de grande importância para quem trabalha com produção de vídeos. Por falar em vídeo marketing aqui em nosso blog temos um guia para produção de conteúdo audiovisual. Nesse material trouxemos um verdadeiro guia para a produção de vídeo marketing.

Glossário do vídeo marketing

Para direcionar as estratégias de produção de conteúdo em vídeo, algumas métricas importantes são:

Visualizações – Fornece o número de vezes que o vídeo foi visualizado. Faça comparativos com diferentes vídeos e perceba o que mais chama a atenção naqueles que têm mais visualizações.

Gostei/Não Gostei – Aqui podemos notar qual o nível de receptividade que o vídeo tem perante às pessoas. Se o vídeo tem muitos “Não Gostei”, algo deverá ser repensado.

Tempo De Vídeo Visualizado – Essa métrica é uma das mais importantes do glossário de marketing digital tema produção de vídeos. Acompanhar o tempo de visualização de vídeos e fazer os devidos ajustes para que tenha um tempo cada vez maior de visualização. Para ter um crescimento no YouTube, por exemplo, você precisa ter um tempo de visualização de pelo menos 50% do tempo do vídeo.