Processo de impressão flexografia é um dos tipos de impressão que iremos detalhar todo o seu funcionamento. Conhecer os processos e tipos de impressão irá contribuir para que o profissional de design gráfico se torne cada vez mais completo. Consequentemente, você conhecendo os processos de impressão você terá acesso a vários técnicas para ter uma impressão adequada ao seu projeto. Dessa forma, ainda será possível obter um custo benefício muito maior!
Aqui em nosso blog trouxemos várias matérias sobre o processo de impressão. Por aqui, começamos falando de conceitos básicos de impressão, como por exemplo as diferenças entre CMYK e RGB. Esses são na verdade uma base para a realização do processo de impressão.
Quanto aos processos de impressão que são mais desconhecidos de designers iniciantes, mostramos o que é serigrafia e processo de impressão offset. Conheça um pouco mais sobre esses processos de impressão em nosso blog!
Processo de impressão flexografia
O processo de impressão em flexografia não é um processo novo no design gráfico. Esse tipo de impressão data de 1890! Mas, apenas por volta de 1950 o termo flexografia começou a ser empregado nesse processo.
O processo de impressão flexografia tem como base a impressão com chapa em relevo, composta por uma borracha chamada de clichê. Já o processo de secagem é feito geralmente com a circulação de ar quente.
Na prática a impressão em flexografia acontece da seguinte maneira:
O objeto que receberá a impressão é colocado em relevo e, no momento em que sua superfície é entintada, o espaço ao redor — sendo mais baixo — acaba não recebendo tinta e, portanto, não recebe impressão alguma.
A seguir, a tinta é transferida do clichê diretamente para o suporte correspondente, para que possa ser utilizado em embalagens de produtos. A chapa de impressão é flexível e pode ser estruturada sobre os cilindros com uma fita adesiva, possibilitando a impressão dos mais variados tipos de materiais.
A máquina impressora, por sua vez, é constituída de um rolo tomador de borracha, que envia a tinta para a matriz. Um cilindro específico porta a matriz, na qual é devidamente montado o clichê de borracha.
O processo de impressão flexografia é capaz atualmente de atingir até 53 linhas no método tradicional, oferece ampla diversidade de suportes e, devido ao seu preço, apresenta boa proporcionalidade no que se refere à relação tiragens/custo.
Impressão em formato flexográfico
Conheça um pouco mais sobre o processo de impressão flexografia no vídeo abaixo.
Durante a visualização do vídeo você verá na prática todo o processo desde de a pré-impressão. Consequentemente, você irá conseguir entender de forma fácil e prática como funciona o processo de impressão.
Entender os processos de impressão dará a você mais assertividade quando estiver produzindo materiais para impressão.
Esse material foi produzido levando em consideração as principais técnicas sobre a impressão flexográfica.
Não deixe de estudar e aperfeiçoar suas habilidades! O design gráfico, como toda área de atuação demanda estudo e atualização constantes.