Tipos de logos variam conforme o gosto e ou necessidade da empresa! Para cada tipo de logo podemos trazer especificações e nomenclaturas diferentes. Pode ficar tranquilo que já vamos te apresentar os principais.
Já que estamos falando em tipos de logotipos queria compartilhar com você algumas fontes famosas de grandes marcas. Lá poderemos inclusive, ver todos os detalhes sobre a evolução da identidade visual do Google. Ainda será possível encontrar os links para baixar as 5 fontes famosas que foram estudas.
Tipos de logos e suas curiosidades
Ficou curiosos para saber o que é logo? Usamos esse termo nessa matéria por significar o mesmo que logotipo. Consequentemente, um logo é tem em sua composição símbolo e uma tipografia.
Nessa seção de texto vamos falar sobre algumas curiosidades sobre os principais termos sobre tipos de logos.
Uma dúvida frequente é sobre Logomarca x logotipo, e você pode estar pensando que logomarca e logotipo são a mesma coisa. Mas, existem algumas diferenças entre logomarcas e logotipos. Essa dúvida frequentemente gera até “brigas” no design gráfico. Esclarecemos essa e várias outras dúvidas sobre termos do design gráfico em nosso glossário. Mas, vamos relembrar por aqui também! Logomarca é a representação da marca em forma gráfica, já o logotipo é composto por texto e tipografia. Consequentemente, os dois termos têm semelhanças e designam coisas semelhantes também.
Um termo também bem diferente é pictograma. Esse tipo de logotipo se baseia principalmente em ícones e/ou imagem que se tornará a identidade da marca. Um belo exemplo sobre esse tipo de logo é a famosa maça da Apple que foi amplamente estuda e analisada até que se chegasse naquele formato. Veremos mais sobre essa criação na respectiva seção de texto sobre o logotipo.
Um dos tipos de logos mais legais que achei foi o submarca. Esse tipo podemos dizer que é o um “logotipo reduzido do original”. Consequentemente, esse novo formato de logo deriva-se do original. Isso acontece para principalmente um favicon, que é uma imagem reduzida da marca. Podemos perceber esse tipo de logo na identidade do Facebook, por exemplo.
Tipos de logo: Estudo sobre Logotipos
Como visto na seção anterior o logotipo é um dos tipos mais comuns de logos que podemos perceber no design gráfico. O logotipo é composto por símbolos gráficos e a tipografia, dessa forma designamos o logotipo. Analisando mais claramente, logotipo apresenta quanto o texto quando a imagem gráfica, um exemplo de logotipo é o Google.
Encontramos um conteúdo muito enriquecedor sobre a história do logotipo Google! Sabe onde foi? Lá no site Oficial da net. Fiquei muito feliz em saber entre outras coisas, que o logotipo do Google teve em uma de suas fases foi feito o estudo por uma mulher e brasileira! Mais especificamente, foi a designer gráfica brasileira Ruth Kedar. Ela é amiga dos cofundadores Larry Page e Sergey Brin e desenhou a marca que seria uma das mais lembradas até hoje.
Até que se chegasse ao que, hoje, é famoso e reconhecido por todos, foram necessárias pelo menos sete derivações, todas com as cores primárias instantaneamente reconhecíveis. Na primeira versão, Ruth Kedar queria manter a maior parte do texto intocável, legível e, ao mesmo tempo, adicionar algumas brincadeiras com cores primárias e bidimensionalidade para o sistema operacional.
Acompanhe no vídeo algumas das principais evoluções:
Estudo sobre Logomarca
A logomarca é a representação gráfica de uma marca por meio de um símbolo. Um exemplo que podemos citar nessa seção de texto sobre tipos de logos é a logomarca da Playboy.
Sim, o coelhinho que representa a revista masculina mais popular da atualidade tem algumas curiosidades e já passou por significativas modificações.
Temos uma explicação para o coelhinho, já que ele tem uma vida sexualmente muito ativa. Nada mais justo para uma revista masculina, não é mesmo? A escolha da cor como vimos em matérias anteriores as cores tem significado. No caso a cor preta traz o sentido do luxo.
Tipos de logos: Estudo sobre Pictograma
Como vimos em seção anterior de texto o pictograma um tipo de logotipo que se baseia principalmente em um ícone e/ou imagem que se tornará a identidade da marca. Um belo exemplo sobre esse tipo de logo é a famosa maça da Apple que foi amplamente estuda e analisada até que se chegasse naquele formato.
Mas, você pode ainda estar se perguntando o significado da maça que representa a Apple. Como sabemos no design gráfico tudo tem seus significados até mesmo essa charmosa maça! A mordida da maça significa a aquisição de conhecimento, fazendo uma analogia a mordida da maça de Adão e Eva. Dessa forma, no momento atual ela significa a aspiração ao conhecimento vindo da tecnologia.
Uma coisa que talvez você não saiba é que a nem sempre foi esse o símbolo da Apple. O primeiro símbolo que representou a Apple foi desenhado por Jobs e Robert Wayne que representava a cena de Newton e sua maça. Já a maça que conhecemos tomou forma nos anos 70 por Rob Janoff.
O significado das cores da logomarca da Apple também estão carregados de significado. Se Você quer estudar um pouco mais sobre a teoria das cores temos um conteúdo muito top por aqui!
Atualmente, a logomarca da Apple está em estilo monocromático assim como muitas outras logomarcas famosas. Existe uma tendência mais “simplista” para a construção de logomarcas e elementos gráficos.
Submarca no design gráfico
Um dos tipos de logos mais legais que já encontrei é a submarca. Podemos dizer que a submarca é o um “logotipo reduzido do original”. Consequentemente, esse novo formato de logo deriva-se do original. Isso acontece para principalmente criar um favicon, que é uma imagem reduzida da marca. Podemos perceber esse tipo de logo na identidade do Facebook, por exemplo.
Essa submarca é utilizada em aplicativos e outros locais onde a logo oficial não ficaria tão legal por ser maior. Consequentemente, utilizamos uma variação menor para representa-la em formato semelhante a padrão. Dessa forma, quando seu cliente ver essa variação fará automaticamente a detecção com a marca.
Tipos de logos: Estudo sobre iconografia abstrata
A iconografia será um dos tipos de logos estudadas nesse tópico! Você já viu falar sobre esse tipo de logotipo? Se não ouviu já viu com certeza! Esse tipo carrega consigo um tipo de mistério, como exemplo podemos citar o logo da Pepsi.
Iconografia abstrata como o próprio nome diz refere-se aos icones. Estes ícones podem ter significados diferentes significações frente a cultura ou local onde estão inseridos. Vamos entender mais claramente o que é iconografia de uma forma bem simples! A iconografia é a análise de imagens e símbolos que tem seus significados expostos na análise.
Pingback: 8 Tendências para design gráfico | A ideia digital | Design gráfico
Pingback: Kit logo: Confira caixa de ferramentas para criação de logos | A ideia digital
Pingback: Como criar um logo? Veja processo para a criação de logo | Design gráfico
Pingback: Pack social media free com vários arquivos editáveis | Design gráfico