Quem está querendo iniciar sua empresa sabe que um dos primeiros passos é a construção do “Plano de Negócios”. O problema é que a metodologia tradicional de criação de um Plano de Negócios é complexa, muito burocrática e pouco flexível. Por esse motivo, o suíço Alexander Osterwalder coordenou uma equipe de mais de 400 pessoas para desenvolver uma nova metodologia para criação de Modelos de Negócios: “O Business Model Generation”, que utiliza do canvas como uma plataforma para esse fim.
Segundo o autor da metodologia, o BMG é um manual para visionários, transformadores e desafiadores que lutam para contestar os modelos de negócio obsoletos, e desenhar a empresa de amanhã”.
O aplicativo SEBRAE Canvas 2.0
Empreendedores iniciantes que não tem com experiência em desenvolvimento de planos de negócios, agora podem se beneficiar de um novo aplicativo lançado pelo Sebrae Nacional, batizado de Sebrae Canvas 2.0.
A ferramenta se baseia na metodologia criada pelo suíço Alexander Osterwalder e dá nome ao app. O modelo tem como objetivo ajudar o empreendedor a identificar como pode se diferenciar e inovar no mercado a partir da análise de nove blocos: segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custos. Trata-se de um dos modelos de negócios mais utilizados atualmente.
O aplicativo integra o conjunto de soluções oferecidas pelo Começar Bem, primeiro projeto criado pelo Sebrae Nacional com foco no potencial empresário. A ferramenta pode ser usada em desktop ou tablet, disponível em versões iOS (somente para iPad) e Android.
Para usá-lo, o empresário precisa criar uma conta na página www.sebraecanvas.com, onde é possível fazer o download do aplicativo.
Segundo o gestor nacional do Começar Bem, Stefano Portuguez, uma das principais novidades do aplicativo é sua armazenagem dos dados em nuvem. “O que o usuário cria na página do Sebrae Canvas também pode ser acessado em tablet”, explica. Antes, os projetos só podiam ser salvos e acessados em um equipamento. “Outra vantagem é a possibilidade de interação entre os usuários,
que podem fazer busca por palavras-chave, avaliar e compartilhar outros modelos
Canvas”, completa.
Esta aula é parte integrante do curso “Formação de Gestores de Marketing Digital “
Fonte: Blog – Gestor de Marketing
Pingback: Como criar campanha no Facebook? Veja guia do Facebook Ads
Pingback: Marketing digital e design grafico se completam, aprenda sobre mkt