Como criar um logo? Essa pode ser uma das perguntas mais complexas de se responder! Tudo devido ao fato de que a criação de logos não tem uma receita pronta… ele deve ser feito seguindo as análises do negócio em questão. Acho que na criação da logo tem resplandecer ali a alma do negócio em seus traços e símbolos. Mas, pode ficar tranquilo que vamos trazer um guia completo para a criação de logos ao longo dos próximos blocos de textos.
A criação de logo para designer, é uma das tarefas complicada justamente pela cobrança que esse símbolo vai trazer para o seu trabalho. As análises de clientes que pouco ainda conhecem sobre o seu negócio / trabalho são as principais justificativas desse bloqueio. Mas, sabemos a analise e crítica não construtiva de um colega também pode destruir nosso trabalho. O único conselho que dou a você se estiver nesse momento é se manter tranquilo e buscar referencias além de analisar seu trabalho como um todo.
Ao longo dessa matéria vamos trazer várias dicas para você ter um norte em meio a essa caminhada onde a pergunta central de como criar um logo.
Quais são os tipos de logo mais usados?
Antes de mostrar alguns dos caminhos de como criar um logo vamos falar sobre os tipos de logos mais utilizados no design gráfico. Aqui em nosso blog temos um guia sobre os tipos de logos mais comuns no design gráfico. Não deixe de ver a matéria completa com alguns exemplos de logos famosas!
Pra começar vamos falar sobre uma dúvida frequente: Logomarca x logotipo você pode estar pensando que logomarca e logotipo são a mesma coisa. Mas, existem algumas diferenças elas. Essa dúvida frequentemente gera até “brigas” no design gráfico. Esclarecemos essa e várias outras dúvidas sobre termos do design gráfico em nosso glossário. Mas, vamos relembrar por aqui também! Logomarca é a representação da marca em forma gráfica, já o logotipo é composto por texto e tipografia. Consequentemente, os dois termos têm semelhanças e designam coisas semelhantes também.
Para saber como criar um logo é bom saber que existem alguns tipos diferentes de logos, como por exemplo o pictograma. Esse tipo de logotipo se baseia principalmente em ícones e/ou imagem que se tornará a identidade da marca. Um belo exemplo sobre esse tipo de logo é a famosa maça da Apple que foi amplamente estuda e analisada até que se chegasse naquele formato.
Temos também o tipo submarca. Esse tipo podemos dizer que é o um “logotipo reduzido do original”. Consequentemente, esse novo formato de logo deriva-se do original. Isso acontece para principalmente um favicon, que é uma imagem reduzida da marca. Podemos perceber esse tipo de logo na identidade do Facebook, por exemplo. Para essa matéria não ficar muito extensa veja os principais tipos de logos + exemplos em nosso guia.
Caminho para criar um logo
Para você saber como criar um logo temos de te apresentar aos principais métodos para criação de logos. Antes de você iniciar propriamente dita a criação de qualquer tipo de logo é interessante você montar um briefing. Aqui em nosso blog você encontra um modelo de briefing. Dessa forma, você irá conseguir baixar o modelo gratuitamente e utiliza-lo na construção de sua logo.
Em seu briefing traga as principais informações sobre a empresa para a qual irá construir a logo. Seu briefing deve reunir vários informações sobre: mercado; empesa; consumidor; produto entre outras variáveis. Com essas informações, você já terá um grande auxílio e sua mente criativa será ativada.
Caso o tão temido bloqueio criativo apareça, mesmo assim fique tranquilo e tente buscar referencias / inspiração. Já tendo as informações principais da empresa e público alvo você está com o logo praticamente pronto. Consequentemente, terá apenas de dar segmento as análises e estudos sobre esse público até colocar a mão na massa e começar os esboços…
Depois de realizar os esboços o passo seguinte é começar a projetar o logo em seu programa de edição gráfica favorito. É importante que esse programa seja de fácil manuseio e também que produza arquivos vetores para posteriores adequações sem perdas de qualidade.
A tipografia na construção de logos
Como criar um logo sem pensar a tipografia? Inimaginável para quem conhece os fundamentos do design gráfico. Além disso, como vimos nas tendências do design gráfico 2020 a tipografia continua super em alta.
Particularmente, quando eu penso na construção de logos com base na tipografia vem a minha mente várias marcas que hoje são lembradas exatamente pela fonte. Esse é o caso da Coca-Cola fez com que a fonte usada em sua identidade visual se tornasse símbolo de sua marca.
O assunto tipografia é bastante extenso, mas aqui em nosso blog temos um guia sobre os conceitos fundamentais da tipografia. Nesse material trazemos os principais conceitos da tipografia e sua importância no design gráfico. Mas, vamos abordar por aqui um resumo sobre esses conceitos para te ajudar na criação de sua logo.
Atualmente existem 4 tipos de classificação para as fonte, são elas; Primárias – são o tipo mais comum de fonte que encontramos o aspecto desse tipo de fonte inclui: ), Script ( estilo manuscrito), Dingbat (Fontes em símbolos) e as serifas; Sans Serif e Serif.
Algumas dúvidas bastante frequentes quanto ao uso da Serif. As diferentes aplicações de: Serif X Sans Serif – As fontes Serif são mais fáceis de ler em trabalhos impressos. Já as fontes Sans-Serif são mais adequadas para projetos de destino na web.
Os símbolos na construção de logos
Ao longo dessa matéria resolvi trazer alguns exemplos bem práticos para te auxiliar a responder a pergunta central dessa matéria de como criar um logo. Da mesma maneira que trouxe um exemplo bem legal no bloco te texto de tipografia para logo, nesse também teremos!
Quando falamos em símbolos de logos a primeira que me vem a mente é a maça da APPLE. Acho simplesmente genial a construção dela que se enquadra no tipos Pictograma de logo que se baseia principalmente em um ícone e/ou imagem que se tornará a identidade da marca. Mas, você pode ainda estar se perguntando o significado da maça que representa a Apple. Como sabemos no design gráfico tudo tem seus significados até mesmo essa charmosa maça! A mordida da maça significa a aquisição de conhecimento, fazendo uma analogia a mordida da maça de Adão e Eva. Dessa forma, no momento atual ela significa a aspiração ao conhecimento vindo da tecnologia.
Boa parte das logos usam as formas geométricas simples para fazer a composição de suas marcas. Os formatos geométricos também trazem consigo algumas sensações o que que pode ser explorado no design. Conheça os principais sentimentos / sensações:
- Curvas– leveza de movimentos, felicidade e natureza.
- Círculos – proteção; amizade; amor; segurança; movimento feminino e atenção.
- Retângulos e quadrados – Profissionalismo; estabilidade; familiaridade; confiança; uniformidade; resistência; confiabilidade e potência.
- Triângulos– Estabilidade; poder; masculinidade; força.
- Linhas verticais – Dominação; agressão; ousadia e masculinidade.
- Horizontais (linhas) – Transmitem o oposto das linhas verticais, ou seja, paz; calma; tranquilidade e feminidade.
Após você preencher seu briefing tenho certeza que você já sabe qual é o estilo da empresa em questão e qual formato melhor se enquadra na logo.
Afinal, como criar um logo profissional?
Ao longo dessa matéria, trouxemos informações bastante relevantes para te auxiliar na resposta da pergunta central “como criar um logo”. Como você deve ter percebido, eu mesma mencionei que não existe uma receita para criar logos tudo deve ter analisado dentro do mercado de atuação da empresa solicitante. Se você tem muitas dificuldades na área de criação de logos profissionais sugiro a você a buscar inspiração / referencias no meio.
No momento de criação e busca de inspiração você pode estar até usando pacotes de artes ou plataformas de conteúdos para designer gráficos. O Kit designer, por exemplo tem um espaço totalmente pesando para a criação de logotipos. Além disso, o Kit conta com + 67.000 Logomarcas + Video Aula ensinando a criar logos profissionais que podem ser criadas em minutos.
Pra mim encontrando o caminho que será orientado através do briefing, todo o processo de criação se tornara mais fácil. Consequentemente, você conseguira determinar todos os objetos que estarão presentes no logo de seu cliente
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