Designer em home office, ou seja trabalhar de casa tem seus pontos positivos e negativos. Nessa matéria vou apresentar os principais pontos do trabalho em home office e como aplicar a nosso realidade de designer gráfico.
Nesse período de quarentena devido ao coronavírus, vimos muitas empresas fechando temporariamente enquanto algumas sugerem o trabalho na modalidade home office. Lembrando que em nosso blog você pode encontrar um pacote de ícones do coronavírus totalmente grátis.
O profissional designer em home office, tem as mesmas possibilidades de trabalhar com qualidade estamos fora da empresa. Mas, são necessários alguns cuidados para que não haja baixa produtividade devido a fatores como falta de ferramentas adequadas, distrações entre outros…
Bora aprender como deixar seu ambiente de trabalho home office mais produtivo?
O trabalho em Home Office
Trabalhar na modalidade a distância requer alguns cuidados para que tenhamos uma produção de qualidade. Uma das bases para o trabalho em home office e ter organização e comprometimento com as tarefas que serão desempenhadas.
Para o designer em Home Office, podemos observar que existem vários pontos positivos e negativos em trabalhar nessa modalidade. Mas, pode ficar tranquilo que vamos apresentar os principais para você.
Pontos positivos do trabalho em Home Office
· Não é necessário sair de casa para trabalhar
· Pode trabalhar de pijama rs..
· Ganho de tempo livre
· Não precisa conviver com pessoas chatas do trabalho
· Você é seu próprio chefe
· Liberdade para trabalhar de onde estiver
Pontos negativos
· Distrações domesticas ao alcance
· Vida pessoal pode infringir na profissional
· Distanciamento social e solidão em alguns casos
· Você estará 100% dependente da internet e computador para trabalhar
O que é necessário para o trabalho do designer em home office?
Depois de conhecermos um pouquinho o que é trabalho a distância seus prós e contras nada melhor que entender como age o designer em home office, não é mesmo? Nessa seção de textos vamos apresentar os principais requisitos para se trabalhar em home office.
Para que tenhamos uma produção adequada é necessário tomarmos algumas providencias entre elas;
· Ter um ambiente de trabalho adequado – manter um local de trabalho adequando com suas ferramentas como: mesa, computador, impressora, bloco de notas entre outras ferramentas essenciais.
· Ferramentas de qualidade – Para trabalhar como designer em home office precisamos ter um computador com a configuração que permita o trabalho sem travamentos. Além disso, é necessário termos programas de computação gráfica para utilizar em nossas máquinas. Esses programas vão depender de qual é a sua especialidade de trabalho.
· Calendário – Esteja atendo aos seus compromissos de trabalho anotando adequadamente em um calendário. Não relaxe em seus compromissos profissionais, sua imagem está em jogo, lembre-se disso!
· Respeito aos horários – Tenha horários fixos de trabalho por dia. Ter horários definidos irá te auxiliar a ter mais controle de suas tarefas profissionais, frente a sua vida pessoal!
· Seus direitos – Não se esqueça de utilizar um contrato de prestação de serviços trabalhos como designer freelancer. Aqui em nosso blog, temos muitas informações sobre contratos para designers. Caso queira criar seu contrato do 0 veja a matéria montando um contrato para designer gráfico. Temos também modelos prontos de contratos disponíveis para download.
· Precificação – Caso esteja atuando como designer freelancer, pode surgir dúvidas sobre o valor de seu trabalho. Quando estiver em dúvidas sobre os valores a serem cobrados faça uma pesquisa de valores vigentes em sua região. Aqui em nosso blog você também encontra um guia de precificação para design gráfico.
Sites para trabalhar como designer freelancer
Mesmo que você esteja trabalho de empregado fixo em alguma empresa ainda é possível oferecer seus serviços como designer freelancer.
Talvez essa seja uma alternativa bem legal de renda extra para o designer em home office desempenhar. Pensando nisso, buscamos os site mais conhecidos da internet que gerenciam vagas na internet para você se cadastrar e oferecer seus serviços.
Acompanhe a seleção:
WORKANA – Site muito top que oferece trabalho para diversos tipos de profissionais em áreas, mas os mais procurados são: web designers, designers gráficos, programadores, profissionais diversos da TI, tradutores e produtores de conteúdo. O site ainda conta com o aplicativo Workana time report que auxiliar o profissional a registrar as tarefas, enquanto o cliente pode acompanhar o que esta sendo feito e controlar o tempo dedicado a cada execução através dos registros.
99 FREELAS– Marketplace criado por brasileiros, e que está ganhando muito espaço entre os freelas daqui. Também pudera! O site atende a vários segmentos como: design, redação, marketing, vendas, assistência virtual, arquitetura e outros. Não se preocupe quanto a inscrição ela é gratuita! Conforme você progride no trabalho ganha pontos.
NEARJOB – o Nearjob, conta com 26 mil usuários cadastrados no Brasil, tem o objetivo de reunir profissionais freelancers e potencializar suas redes de relacionamento profissional e oportunidades de trabalho. O segmento principal do site é nas áreas de: Engenharia, Vendas e Marketing, Suporte Administrativo, Conversação e Escrita, Redes e infraestrutura, Design e Multimídia, Business Services e Desenvolvimento Web.