um modelo de briefing traz consigo várias informações importantes sobre o Job, e já falamos sobre isso em nosso glossário design gráfico. Mas, vale a pena refletir sobre esse tema tão importante para o sucesso do seu trabalho e satisfação do cliente.
O briefing também pode ser chamado em agências de publicidade e propaganda de PIT: Pedido Interno de Trabalho. O termo briefing pode ser traduzido como o resumir, ou seja o resumo de algum trabalho, que em sua maioria é gráfico.
De posse das primeiras informações, você já deve estar pesando que um modelo de briefing, é muito difícil de ser montado, não é? Fica frio! Vamos detalhar todo o processo e tudo vai ficar fácil de ser entendido.
Etapas para a construir um modelo de briefing
A construção de um briefing leva em conta vários aspectos de mercado, da empesa do consumidor do produto entre outras variáveis. Durante a montagem do nosso modelo de briefing você vai ver que todas as informação formam um relatório base para a criação.
Lembrando que o briefing deve ser respondido pelo seu cliente, então lembre-se de ser o mais objetivo possível. Mas, nesse momento você pode começar a introduzi-lo a alguns termos frequentes no design gráfico.
O primeiro passo em um briefing é a construção de um cabeçalho, onde deve ter as informações principais do projeto. Nesse espaço você deve inserir a identificação do cliente e informações de contato.
Após fazer a identificação do cliente, você começa a falar sobre o projeto. Ou seja, no segundo paragrafo, você deve apontar nome e detalhes do projeto.
Público alvo, conhecer o público da empresa que vai prestar serviço é um pilar essencial para o sucesso da parceria. Em posse de informações sobre idade, sexo e interesses desse público você pode construir uma arte que “conversa” com ele. Quanto mais próximo ao seu público, melhor serão os resultados de suas campanhas.
Concorrentes, é importante saber o que está acontecendo no mercado. Veja que tipo de arte eles tem utilizados mas, nunca copiei.
Cronograma de ações, você deve apontar o cronograma de ações. A questão de prazos pode ser de difícil compreensão por parte de alguns clientes, mas tente explicar seus motivos. Se for possível construir antes do tempo melhor ainda!
Orçamento, nesse espaço especifique os valores para seu trabalho. Se tiver dúvidas sobre precificação veja em nosso blog matéria que auxilia na precificação no design gráfico.
A construção de um briefing interativo
No vídeo a baixo, você vai aprender como criar seu briefing utilizando os formulários do Google. Uma das grandes vantagens de utilizar é que esse tipo de briefing pode ser compartilhado através do link e as respostas ficam disponíveis para você
Esse vídeo de nossos parceiros do clube do design, foi compartilhado em nosso canal oficial A Ideia Digital no Youtube. Conheça nosso canal se inscreva e ative o sininho, e receba nossos vídeos em primeira mão!
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