O que é computação gráfica? Essa pergunta está presente na mente de muitos profissionais iniciantes no design gráfico. Basicamente, o curso de design gráfico tem em sua grade curricular várias disciplinas, entre elas a computação gráfica. Dessa forma, podemos começar a entender que essa disciplina se integra ao design gráfico… Ao longo dessa matéria vamos mostrar todos os detalhes que envolvem a disciplina.
Aqui em nosso blog sempre nos preocupamos em levar conteúdos sobre o universo do design gráfico a você. Consequentemente, por aqui você sempre encontrar elementos gráficos premiuns e gratuitos, dicas e até mesmo cursos relacionados ao design gráfico. Navegue pelo nosso blog e se surpreenda!
Afinal, o que é computação gráfica?
Chegou a hora de descobrirmos o que é computação! Essa disciplina presente na grade curricular do curso de design gráfico é a responsável pela aplicação do design em programas de edição. Consequentemente, podemos dizer que na computação gráfica podemos aplicar todos os conceitos básicos do design gráfico.
A computação gráfica traz consigo as principais ferramentas que são utilizadas pelos designers, principalmente os programas de edição. Alguns dos queridinhos dos designers são o Photoshop, Illustrator e CorelDraw…
Dominar essas ferramentas é de grande valia para qualquer profissional da área. Mas, apenas domina-las sem entender os conceitos básicos e fundamentais do design gráfico não é suficiente. Devemos conhecer os conceitos fundamentais de tipografia, teoria das cores entre várias outras disciplinas para atuarmos plenamente como designer gráfico.
Lembrando, que esse segmento de atuação como os demais exige atualização e estudo constante. Pensando nisso, produzimos uma matéria com as principais tendências do design gráfico.
Quais são as disciplinas presentes no curso de design gráfico?
Para esclarecer o que é computação gráfica, nada melhor que mergulharmos um pouquinho na grade curricular do curso de design gráfico. O termo grade curricular é empregado para descrever as disciplinas que serão abordadas no curso. Dessa forma, todo o conteúdo ali presente deve ser apresentado ao estudante para que tenha a base completa do curso. No caso do curso de design gráfico, já mostramos por aqui um guia completo sobre a carreira. Mas, não poderíamos deixar de apresentar novamente a grade curricular, não é mesmo?
- Análise Textual
- Composição e Projeto Gráfico
- Computação Gráfica
- Comunicação Aplicada
- Comunicação Editorial
- Desenho Artístico
- Desenho Vetorial
- Desenvolvimento de Embalagens
- Estética
- Ética e Legislação
- Fotografia
- História da Arte
- Ilustração
- Legislação e Ética
- Modelagem 3D
- Planejamento Estratégico
- Princípios de Sistemas de Informação
- Produção Gráfica
- Publicações para Web
- Registro Visual e Sonoro
- Sinalização e Mídia Exterior
- Teoria das Cores
- Teorias e Técnicas da Comunicação
- Tipografia
- Usabilidade
Essas disciplinas são essenciais na formação do designer gráfico. Como você deve ter percebido a computação gráfica também está presente nessa grade. Vou trazer todos os detalhes sobre essa disciplina na próxima seção de textos.
Referencias:
https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/curso-de-design-grafico/
Pingback: Como aprender design grafico sozinho? Veja dicas para aprender design
Pingback: Designer precisa saber desenhar? Veja mitos e verdades sobre o designer