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Conheça as novas Regras do WhatsApp Marketing

A história do aplicativo WhatsApp

As novas regras do WhatsApp, são na verdade um resultado de toda a história do aplicativo. Vamos iniciar relembrando alguns fatos importantes sobre o aplicativo. Assim, você entenderá melhor toda a regulamentação atual do aplicativo. Atualmente o app de troca de mensagens e comunicação em áudio e vídeo pela internet, está disponível para a maioria dos smartphones e computadores da atualidade. Além disso, hoje o WhatsApp tem aproximadamente 1,5 bilhão de usuários ativos mensais espalhados por mais de 180 países. 

O Aplicativo foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários do Yahoo. Depois disso, a dupla vende o aplicativo para Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook em 2014 por aproximadamente US$ 19 bilhões. Consequentemente, depois da venda ao Facebook, o aplicativo vem recebendo atualizações constantes. 

Novas regras do WhatsApp para utilização 

Com o passar do tempo muitos começaram a utilizar o WhatsApp para fazer spam enviando mensagens promocionais para várias pessoas simultaneamente, consequentemente violando as normas do app. Isso fez com que o aplicativo deixasse as regras do WhatsApp ainda mais duras

Seguindo a linha de pensamento resolvemos trazer algumas das principais mudanças do aplicativo. Um dos locais ideais para essa verificação e juntamente com o site do aplicativo onde podemos encontrar os Termos de Serviço do WhatsApp. 

Segundo o WhatsApp, usuários e empresas que não respeitarem as novas regras do WhatsApp que começaram a vigorar a partir de dezembro de 2019, serão responsabilizadas legalmente. Além disso, poderão ser processadas pela empresa se utilizarem as plataformas WhatsApp, Business e Business API para divulgação de mensagens automatizadas.

Medidas tomadas anteriormente pelo aplicativo:

Em Janeiro de 2019 o aplicativo já havia definido uma regra do WhatsApp que restringia o envio de mensagens à no máximo cinco pessoas simultaneamente. Mas, as mensagens em massa nunca foram permitidas na plataforma, apenas não havia um trabalho mais efetivo no combate as mesmas. 

As regras do WhatsApp nunca permitiram o envio de mensagens em massa pelo WhatsApp Business. Muitos acreditavam que o app por ser voltado para pequenas e médias empresas, poderia ser utilizado para gerar tráfego e vendas sem restrições. Mas, o aplicativo oferece apenas a comunicação com os usuários cadastrados, que tem como objetivo principal apenas oferecer mensagens de ausência. As mensagens de saudação e algumas respostas rápidas para facilitar a comunicação com clientes.

Não se preocupe se a sua empresa tiver um volume muito grande de atendimentos, isso não configura mensagens em massa. Pois, não são distribuídas para vários contatos ao mesmo tempo, são apenas respostas e interações feitas com o usuário que manteve contato.

Para que as regras do WhatsApp sejam respeitas:

O Whatsapp consegue identificar através do padrão de mensagens se existe uma interação entre os contatos e uma variação de assuntos. Por exemplo: O

aplicativo consegue identificar quem entrou em contato primeiramente, se as mensagens foram enviadas para muitas pessoas e qual o intervalo de tempo entre cada mensagem.

Para identificar “spam” o WhatsApp verifica se o contato que recebeu a mensagem da empresa tem o número da empresa gravado em seu celular. Isso pode apontar um possível contato não autorizado. Portanto, se essa prática é repetida dezenas, centenas ou até milhares de vezes, provavelmente trata-se de um spam.

O WhatsApp foi desenvolvido para enviar mensagens privadas. O WhatsApp trabalha para que os limites aplicativo não sejam extrapolados. Consequentemente, o aplicativo ampliou a habilidade de identificação de contas que fazem mau uso do WhatsApp. Portanto, usuários que o não cumprirem as regras do aplicativo podem ser banidos, como já vem acontecendo com mais de 2 milhões de contas globalmente por mês.

 

Em fevereiro de 2019, o WhatsApp publicou o “White Paper” que detalha seus esforços contra a prática de envio de mensagens em massa e automatizadas. Assim como as formas pelas quais a empresa age para evitar o uso mal-intencionado da plataforma, usando tecnologias de Inteligência Artificial (AI) para o reconhecimento de uso abusivo.

O aplicativo companha a criação de grupos e de listras de transmissão, e o padrão de uso dos mesmos. Quando uma conta tenta criar rapidamente dezenas de grupos ou adicionar milhares de usuários a uma série de grupos existentes por exemplo, o app exclui essas contas imediatamente e automaticamente. 

Consequências por usar inadequadamente o aplicativo WhatsApp:

Todas as atividades suspeitas são analisadas pela empresa para que ninguém seja punido sem motivos. O sistema considera informações históricas do remetente para separar o comportamento anormal do usuário de uma comportamento abusivo. Em suma, os sistemas de detecção avaliam centenas de fatores para encerrar o abuso e tomar uma decisão de banir o usuário. 

Apesar da empresa ter definido uma data para agir judicialmente em caso de violação dos Termos de uso da Plataforma, mas, as ferramentas de controle e os sistemas de detecção de abuso já estão em pleno funcionamento desde fevereiro deste ano.