A profissão designer grafico tem como principal atividade criar artes para empresas do vários segmentos. A importância de ter um designer gráfico é singular para uma perfeita comunicação visual. Ao longo dessa matéria você terá acesso a inúmeras informações valiosas sobre a profissão.
Primeiro vamos falar sobre as diferenças entre design gráfico e designer gráfico, dessa forma ninguém mais vai ter dúvidas sobre como denominar a profissão.
Vamos falar também sobre a formação do designer gráfico, a atuação no mercado de trabalho entre outras coisas.
Bora aprender?
Diferenças entre designer gráfico e design gráfico
Um profissional designer grafico não pode sempre ficar na dúvida entre design grafico x designer grafico! Consequentemente, vamos explicar no mínimos detalhes as diferenças entre os dois termos para você.
O Design Gráfico é a área de conhecimento que trabalha com elementos gráficos. Dessa forma, podemos compreender que design gráfico é o segmento de atuação onde o designer gráfico atua. Consequentemente, a função do design gráfico e trazer os elementos gráficos para serem trabalhados.
O designer gráfico é o profissional que estuda os elementos do design gráfico para aplica-los em artes. Geralmente esses profissionais realizam o curso superior em Design. Essa graduação em Design Gráfico torna o estudante bacharel, e tem duração de 4 anos. Também é possível fazer um curso mais rápido nessa área. Ou seja, o curso tecnológico, reconhecido como superior e com a duração de 2 anos.
É comum a dúvida entre qual termo usar, mas acabamos de te esclarecer em detalhes as diferenças. Sabia que esse tipo de dúvida entre os dois termos pode gerar até tretas no mundo do design gráfico? Isso devido ao fato de designers mais experientes zoarem quem não sabe as diferenças.
O perfil do designer gráfico
Para seguir na profissão designer grafico é importante analisarmos o perfil do profissional em questão. Como todo profissional que trabalha na área de comunicação, o designer deve ser criativo e atendo aos detalhes.
Outro fator importantíssimo é o domínio da língua portuguesa! Imagine uma arte incrível com elementos harmônicos e um erro de português ou frase que não casou muito bem. Todo o trabalho perde o encanto e começam as críticas ao produtor / empresa que divulgou e/ou fez a arte.
Estar atendo as novidades também é muito importante, sabia? Todo ano temos tendências sobre o design gráfico, tendências sobre cores… Além disso, os programas de edição também passam por atualizações constantes. Essas atualizações são importantes para a melhora no trabalho em geral. Por exemplo, o Photoshop recentemente faz atualizações em várias ferramentas incluindo as de seleção e trouxe maior comodidade ao designer.
Além disso, quem for seguir a profissão designer grafico é importante entender sobre criação de desenhos. Isso não quer dizer que você terá que desenhar tudo que for fazer, mas em alguns momentos isso pode ser solicitado.
A vida do designer gráfico requer organização em seus trabalhos para evitar atrasos e desgastes em geral. A paciência para lidar com clientes que querem tudo para ontem também é primordial. Outro fator bem conhecido pelos designers freelancers é a desvalorização do trabalho, onde muitos praticam a guerra de preços.
Quem for trabalhar fixo em empresas ou mesmo em agencias, pode se preparar para trabalhar em equipe. Não é apenas na profissão designer grafico que é importante o trabalho em equipe e o respeito mútuo ao colega. Esse posicionamento é recomendado para a boa vivencia e troca de experiências edificantes, tornando o ambiente de trabalho agradável a todos. Consequentemente, o trabalho flui mais facilmente.
Profissão designer grafico: Conheça alguns detalhes
A Profissão designer gráfico é marcada por muitos estudos sobre elementos fundamentais do design e também por algumas alterações em artes.
Para se tornar um bacharel em design gráfico você pode cursar o curso superior em design por 4 anos. Mas, se você já tem noções e quer ter o diploma de curso superior indico que faça um curso tecnológico que tem a duração de 2 anos apenas.
Segundo o site Guia de carreira, algumas das disciplinas abordadas na grade curricular do curso de design gráfico são:
- Análise Textual
- Composição e Projeto Gráfico
- Computação Gráfica
- Comunicação Aplicada
- Comunicação Editorial
- Desenho Artístico
- Desenho Vetorial
- Desenvolvimento de Embalagens
- Estética
- Ética e Legislação
- Fotografia
- História da Arte
- Ilustração
- Legislação e Ética
- Modelagem 3D
- Planejamento Estratégico
- Princípios de Sistemas de Informação
- Produção Gráfica
- Publicações para Web
- Registro Visual e Sonoro
- Sinalização e Mídia Exterior
- Teoria das Cores
- Teorias e Técnicas da Comunicação
- Tipografia
- Usabilidade
O importante quando for se inscrever em uma faculdade é verificar se são reconhecidas pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura. Uma faculdade que não é reconhecida pelo MEC poderá não uma estrutura de ensino eficiente. Além disso, o reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas. Veja quais as faculdades são credenciadas antes de se inscrever e evite problemas.
Mercado de trabalho para designer gráfico
A profissão designer grafico tem como atuação no mercado de trabalho principalmente gráficas e agências de publicidade e propaganda. Ainda podemos encontrar diversos outros segmentos semelhantes como: Jornais, e-commerce, departamentos de comunicação de empresas variadas e até mesmo como freelancer.
A atuação como contratado em empresas tem segundo o site quero bolsa.com.br a média salarial de um designer gráfico é de R$ 2.156. Com base no mesmo estudo, os estados onde a profissão de Designer Gráfico têm os melhores salários são Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.
As especialidades com os melhores salários são Desenhista Industrial de Produto, Desenhista Industrial de Produto de Moda e Desenhista industrial de produto.
Devido à crise muitas empresas demitiram funcionários do time do design gráfico, onde muitos vieram a se tornar freelancers.
Quem for atuar na profissão designer grafico como freelancer deve se atentar a alguns cuidados em especial para resguardar os direitos de ambos os lados. Um dos principais é a construção de um contrato designer grafico. O contrato garante segurança tanto para o cliente, quanto para o prestador do serviço, em nosso caso o designer gráfico.
Um fator que tira o sono de designers iniciantes é a precificação no Design gráfico. Na maioria dos casos o que prevalece é a média de valores praticados pelos seus concorrentes que fazem o mesmo trabalho. No caso de praticar valores semelhantes ao do seu concorrente você deve se atentar a qualidade do trabalho, a clientela e também na localização.
Agora se você quer realmente levantar os seus próprios valores com base em seus trabalhos, com o tempo chega lá. Caso queira, baixe uma planilha para fazer a precificação de seus projetos e também de sua mão de obra.
Veja o Guia completo sobre a vida de freelancer em nosso blog.
O que faz um designer gráfico?
Quem segue na profissão designer grafico é responsável pela comunicação visual. Dessa forma, é necessário muito estudo sobre os elementos quem compõe o projeto e também sobre o público alvo. Consequentemente, tem que entender sobre o segmento em que está atuando para conseguir produzir elementos harmônicos.
Se você já é nosso leitor deve ter percebido que em nosso blog já trouxemos vários estudos sobre fundamentos essenciais do design gráfico. Entre alguns estudos importantes podemos citar: Fundamentos da tipografia, teoria das cores, diferenças entre CMYK e RGB, Glossário design gráfico… Esses assuntos são muito importantes para a sua atuação na profissão designer grafico.
O designer gráfico é o responsável pela comunicação visual de determinada empresa, ou mesmo de várias de for um designer gráfico freelancer. Consequentemente, o um designer deve dominar muito bem a língua portuguesa para evitar erros de comunicação.
O designer gráfico profissional desenvolve projetos visuais para embalagens, criação de logotipos, artes para social media, peças de publicidade entre várias outras coisas.
Os programas mais usados na profissão designer gráfico
A profissão designer grafico tem muitos programas que são utilizados com frequência pelo referido profissional. Você como estudante de designer já deve conhecer alguns, não é mesmo? Mas, pode ficar tranquilo que vamos apresentar os principais programas e suas respectivas funções.
Adobe Photoshop – Quando de fala em edição de imagem o primeiro programa que vem a nosso mente é o Adobe Photoshop. Esse programa é um dos mais poderosos editores de imagens da atualidade. Visite a categoria sobre manipulação no Photoshop em nosso blog.
O Photoshop é recomendado para:
- Manipulação;
- Correção de imperfeições;
- Criação de peças gráficas para impressão;
- GIFS para Web dentre outros;
Adobe Illustrator – tem foco na criação de objetos vetoriais, ao invés de imagens com pixels, seu forte é o trabalho com a criação de elementos renderizados com base em cálculos matemáticos. A grande vantagem é que elementos vetoriais não perdem a qualidade ao serem ampliados.
Recomendado para :
- Ilustrações;
- logos;
- Letterings e outros elementos de identidade visual, tanto em 2D como 3D.
CorelDRAW – O Corel é um dos programas mais simples para vetorização. Mas, oferece vantagens para iniciantes e pequenos comércios como agências. Seu layout é bem prático e fácil de utilizar. Visite a categoria sobre como aprender CorelDraw de nosso blog
O CorelDraw é recomendado para:
- Produção de grandes projetos
- Edição de imagens
- Criação de vetores
Adobe InDesign – É o programa para quem precisa fazer a diagramação de Jornais dentre outros projetos maiores como revistas, por exemplo.
Recomendado para:
- Livros;
- Jornais;
- E-books;
- Revistas
- Infográficos;
Se você ainda não tem um computador designer pode usar alguns aplicativos de designer gráfico bem potentes.
Profissão designer grafico – Conhecendo configurações básicas de um PC
Se dedicar a profissão designer grafico requer conhecimento em vários elementos como vimos no decorrer nesse guia. Mas, um dos mais essenciais e conhecer as configurações de computador designer. Aqui em nosso blog temos um guia sobre, mas vamos resumir para você.
Placa-mãe – Esse é o componente número 1 de qualquer computador. Para executar o trabalho pesado de edição é preciso verificar se a máquina em questão tem uma placa robusta, capaz de dar suporte aos demais elementos, sendo compatível com o processador e a memória, caso contrário, ela pode queimar.
Quem trabalha com produção gráfica em 3D pode investir em uma placa-mãe que suporte duas placas de vídeo (idênticas). É um recurso que favorece o trabalho também dos desenvolvedores de jogos.
Processador – Esse é considerado o celebro do PC! As duas marcas mais recomendadas de processador é Intel e AMD.
É interessante também verificar o Clock ou a velocidade do processador: o mínimo para quem trabalha com projetos gráficos deve ser 2,6 GHz;
Core ou núcleos: visto que uma maior quantidade de núcleos pode deixar o computador mais rápido;
Memória cache: A configuração mínima deve ser de 4 MB para quem trabalha com impressos.
Memória RAM – Ela guarda informações em execução no momento, o que pode significar maior performance para o computador.
Por exemplo para edição gráfica (Diagramação ) no mínimo 8 GB. Para editar vídeos o mínimo seria 16 GB de memória RAM.
Placa de vídeo – Para proporcionar maior conforto para execução de tarefas fique de olho na placa de vídeo. A função dela é proporcionar uma melhor visualização da imagem.
Existem dois tipos de placa de vídeo:
- Dedicada – Tem memória própria e processamento próprios. Sua performance é superior.
- Integrada – O processamento do vídeo é compartilhado com o processador da máquina ( sue desempenho é inferior).
Referências
https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/curso-de-design-grafico/
http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas
https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/design-grafico/quanto-ganha-designer-grafico-salario
Pingback: Curso social media design gráfico gratuito: Treinamento 100% online
Pingback: Tendência design gráfico 2021: Confira as principais tendências
Pingback: Tipos de Hospedagem de sites mais comuns do mercado | A ideia digital
Pingback: Como aprender design grafico sozinho? Veja dicas para aprender design
Pingback: Glossario design grafico: Conheça os principais termos | Design gráfico
Pingback: Designer gráfico freelancer: Veja guia de atuação | A ideia digital
Pingback: Fundamentos do design gráfico: Conheça a base do design gráfico
Pingback: Designer precisa saber desenhar? Veja mitos e verdades no design gráfico
Pingback: Curso de Web design grátis para construção do seu site facilitado
Pingback: Designer precisa saber desenhar? Veja mitos e verdades sobre o designer
Pingback: O que é computação gráfica? Veja detalhes sobre computação gráfica
Pingback: Salário designer gráfico: Veja detalhes sobre a remuneração do designer
Pingback: Como criar campanha no Facebook? Veja guia do Facebook Ads
Pingback: Designer em Home Office: Veja guia de trabalho Home Office designer
Pingback: O que é design digital? Veja detalhes sobre design digital | A ideia digital
Pingback: Medidas de papel: Confira as medidas de papel padrão para impressão
Pingback: Como colocar sangria no Illustrator? Veja como usar sangria no Illustrator
Pingback: Processo de impressão flexografia: Conheça detalhes sobre impressão
Pingback: Glossário de marketing digital: Principais métricas e termos do marketing
Pingback: Apostila de Marketing digital PDF free: Base para iniciação em mkt
Pingback: Processo de impressão offset: Conheça sobre esse tipo de impressão
Pingback: Conteúdo audiovisual: Veja guia sobre vídeo marketing | Internet Marketing
Pingback: O que é serigrafia? Descubra quando optar por esse método de impressão
Pingback: GIMP editor de imagens: Guia sobre o GIMP + Curso | A ideia digital
Pingback: Tipos de design grafico: Conheça as principais especialidades
Pingback: Pack de stories animados com +725 arquivos para seu kit designer
Pingback: Editor de imagens gratuito: Conheça 5 opções incríveis | Design gráfico
Pingback: Tendencia design grafico 2020: As principais atualizações estão aqui! |